A partir deste dia 2 de maio, os cidadãos de Araguaína podem agendar as consultas médicas gerais nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) de forma mais rápida, cômoda e digital. A Secretaria da Saúde lançou o aplicativo Mais Saúde Araguaína, disponível nas lojas de aplicativos dos sistemas Android (Google Play) e iOS (Apple Store).
Além dos agendamentos, o sistema permite visualizar o histórico de consultas e vacinas registradas no PEC (Prontuário Eletrônico do Cidadão), além de oferecer informações sobre a carteira de vacinação e os medicamentos que o cidadão já teve acesso.
“A proposta é facilitar a vida do cidadão, deixar a relação com a UBS mais simples. Dessa forma, ele pode acompanhar todos os agendamentos e ter uma visão mais clara sobre o histórico dele com o serviço público. Acreditamos que esse aplicativo vai dar ainda mais acesso à saúde para os cidadãos”, explica Ana Paula Abadia, secretária da Saúde de Araguaína.
Requisitos para usar o app
Antes de fazer o primeiro acesso ao aplicativo, o cidadão precisa atender alguns critérios relacionados aos seus dados cadastrais no PEC, como possuir uma UBS associada a ele e fazer parte de uma equipe da ESF (Estratégia de Saúde da Família) vinculada a essa unidade. Para isso, é necessário ir até a UBS de referência para atualizar informações, como dados pessoais e endereço com apresentação de comprovante. Com tudo pronto, o primeiro acesso será por meio do CPF e da data de nascimento.
Gestão dos agendamentos
O agendamento será registrado no PEC e o cidadão será notificado pelo aplicativo no momento da marcação, informando-o do sucesso da operação, e um dia antes da consulta, quando receberá um lembrete com a data e horário agendados.
Em breve, a secretaria pretende integrar o aplicativo Mais Saúde Araguaína ao Whatsapp, permitindo que o cidadão receba a confirmação do agendamento e um lembrete com informações úteis no dia anterior à consulta. Nesta versão, para confirmar o agendamento via aplicativo, será necessário informar um número de contato para que a equipe da UBS de referência possa mandar mensagens sobre possíveis mudanças ou lembretes relacionados ao agendamento, tornando o atendimento mais humanizado e transparente para a população.
Outros serviços
O aplicativo também mostrará para o usuário os serviços em saúde pública prestados ao cidadão e suas respectivas localizações com endereço, como as UBS, CEO (Centro Especializado em Odontologia), CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas), Regulação Municipal, Ouvidoria do SUS, CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Vigilância Sanitária, entre outros.
Cada órgão virá acompanhado de uma breve descrição do serviço prestado e um botão que o cidadão clica e é redirecionado a um serviço de GPS, como o Google Maps, traçando a rota para o destino.
Marcação por telefone
Os agendamentos de consultas médicas em programas para tratamento da hipertensão, diabetes, saúde mental, pré-natal, saúde da criança, saúde do idoso, hanseníase e tuberculose continuarão sendo agendados diretamente nas recepções das unidades básicas de saúde, enquanto as consultas gerais serão agendadas pelo Aplicativo Mais Araguaína e no 0800 641 2200 da Saúde. (Por Ricardo Sottero | Foto: Secom Araguaína