Como Atuamos?
A Ouvidoria atende a todos, seja o usuário, trabalhador ou Gestor de saúde. O atendimento é realizado mediante a escuta qualificada do cidadão, realizada por servidores comprometidos com o respeito e a ética profissional.
Ao registrar uma manifestação no serviço, sempre é fornecido ao cidadão (a) um número de protocolo para o acompanhamento do seu registro. A demanda será analisada, classificada e encaminhada ao setor de competência para conhecimento, resolução e resposta ao caso, sendo reencaminhada a instância para nova avaliação ou esclarecimentos quando não houver resposta satisfatória.
O que posso registrar na Ouvidoria?
Você pode expressar sua opinião em relação a todas as ações e serviços da Secretaria de Saúde, como a prestação de serviços de assistência à saúde, as relações entre profissionais e usuários, os programas e ações desenvolvidos pela secretaria, atuação das vigilâncias Sanitária, Ambiental, Epidemiológica, além de obter orientações em saúde e sobre o funcionamento da rede local.
A partir do seu relato, sua manifestação será classificada em uma das seguintes categorias: Solicitação, Sugestão, Reclamação, Denúncia, Informação e Elogio.
A identificação é obrigatória?
Não. O cidadão pode registrar sua manifestação de três formas:
Identificada: Os dados do cidadão são coletados e não há sigilo na divulgação dos dados na esfera da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS);
Sigilosa: Os dados são coletados pela Ouvidoria, porém, os dados do manifestante não são encaminhados para nenhum órgão externo;
Anônima: Nenhum dado pessoal é coletado.
Quanto tempo devo esperar para obter uma resposta?
Procuramos agir o mais rápido possível. Nos últimos anos temos obtido o menor tempo de resposta do Tocantins e de várias cidades brasileiras, dando respostas na maioria dos casos antes do prazo de 20 dias definido na Lei 13.460/2017.
Algumas questões podem demandar este tempo maior, pois algumas vezes há a necessidade de encaminhamento para outras áreas, instituições ou esferas de governo. A Ouvidoria acompanhará cada caso até obter uma resposta para fornecer ao cidadão.
Quais são os Canais de Comunicação?
São várias as formas de acesso disponíveis para a manifestação do cidadão:
* Tele-atendimento: 156 - De segunda a sexta-feira, das 7:00 às 18:00h.
* Atendimento presencialmente ou por correspondência: Rua 07 de Setembro nº 555, CEP. 77804-040 | Araguaína/Tocantins
* E-mail: ouvidoria.semus@araguaína.to.gov.br
* Formulário Web:
SUA MANIFESTAÇÃO É MUITO IMPORTANTE PARA O APRIMORAMENTO DA SAÚDE DA NOSSA CIDADE. UTILIZE OS NOSSOS CANAIS DISPONÍVEIS E PARTICIPE!
DADOS DA OUVIDORIA
Sobre a parceria da Ouvidoria do SUS com o Núcleo de Apoio Técnico-NAT