Domingo, 07 De Agosto De 2022 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 21ºC | Máxima: 36 ºC

Cidadão Empresa Servidor Turista   Site inscrição torneio de pesca garimpinho

Site leilao de Imveis

Com entrada franca, Galpão estreia Os gigantes da montanha em Araguaína

Publicado: Data: 19/09/2014 Autor: Ascom

A apresentação da Cia de Teatro conta com o apoio da Prefeitura da cidade, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria de Cultura, promove a apresentação do espetáculo “Os Gigantes da Montanha” estreado por atores e atrizes da Companhia de Teatro Galpão. A encenação acontece neste domingo, dia 21 de setembro, gratuitamente na Praça das Nações, a partir das 21 horas. A direção da peça é assinada por Gabriel Villela e conta também com o apoio da Petrobrás. O grupo Galpão é considerado atualmente como uma das companhias mais importantes da cena artística do teatro brasileiro.

A apresentação na cidade marca o início da Turnê Norte Palmas Belém idealizada pelo grupo Galpão, que já passou por Palmas e seguirá para Imperatriz e Açailândia, no Maranhão, e Paragominas e Belém, no Pará. Além da apresentação teatral, o Grupo estará realizando junto à comunidade artística local e demais interessados uma Oficina Encontro no domingo, dia 21, às 09 horas, na UFT, campus Cimba.

Para a oficina foram disponibilizadas 20 vagas, especialmente para atores teatrais com comprovação de atuação profissional, amadores e comunidade artística em geral, que deverão realizar inscrição antecipadamente junto ao SESC Ler de Araguaína.

A peça

"Os Gigantes da Montanha" narra a chegada de uma companhia teatral decadente a uma vila mágica, povoada por fantasmas e governada pelo Mago Cotrone. Obra inconclusa, escrita pelo italiano Luigi Pirandello, em 1936, a fábula é uma alegoria sobre o valor do teatro (e, por extensão, da poesia e da arte) e sua capacidade de comunicação com o mundo moderno, cada vez mais pragmático e empenhado nos afazeres materiais. Com duração de 1h30 e classificação livre, a 21ª montagem da companhia celebra o retorno da parceria com Gabriel Villela, que assina também a direção de espetáculos marcantes do grupo, como "Romeu e Julieta" (1992) e "A Rua da Amargura" (1994).

Galpão

O grupo Galpão é uma companhia de teatro de pesquisa criada há 30 anos e tem sua origem ligada ao teatro popular e de rua. Hoje, o grupo contabiliza mais de 1.500.000 espectadores, 2.527 apresentações, participou de 41 festivais internacionais na Europa, América latina, Estados Unidos e Canadá e de 70 nacionais, em todas as regiões do país, sendo o único grupo brasileiro a se apresentar no “Globe Theather”, em Londres (no qual já realizou duas temporadas). O Grupo acumula ainda 21 montagens no currículo, e mais de 100 prêmios brasileiros, com destaques para o “Prêmio Shell” (1994 Rio de Janeiro), nas categorias melhor direção, melhor figurino e melhor iluminação, e para os Prêmios do estado de Minas Gerais “Usiminas Sinparc” e “SESC Sated”, de Reconhecimento Cultural pelos 25 anos de Atividades. As oficinas propostas pelo grupo possibilitam aproximações das comunidades artísticas com o elenco do Grupo.

Contato para entrevistas:

LORENA DIAS (Assessora Local) - (63) 8119.6297/ 8451.5632