Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Prefeitura de Araguaína
Estado do Tocantins
Acesso Rápido
Transparência e-SIC Ouvidoria Secretarias Central Atendimento Mapa do Site
Funcionalidades do Sistema
Acessibilidade Redefinir cookies
Prefeitura de Araguaína
Prefeitura de Araguaína
Canais de Atendimento
  • Fale Conosco
Galeria de Aplicativos
Serviços
  • Serviços por público alvo
    • Cidadãos
    • Empresas
    • Órgãos e Entidades Públicas
    • Servidores
    • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
  • Buscar serviços por
    • Categoria
    • Secretaria
  • Minhas Solicitações
Notícias
  • 2026
  • 2025
  • 2024
  • 2023
  • 2022
  • 2021
Cidadão
Empresas
Servidor
Turismo Araguaína
O Prefeito
Telefones Úteis
Downloads
Ouvidoria Geral
OUVIDORIA DO SUS DE ARAGUAÍNA/TO 156
UBS de Araguaína
VTN Municipal de Araguaina
Radares ASTT
Controle de Estoque Farmácias
Leilão Público Araguaína 2023
Formulário de Inscrição da Lei Paulo Gustavo
Concurso Municipal São João do Cerrado
Código de Edificações do Município
Lei Paulo Gustavo
Aldir Blanc
Premiação São João do Cerrado
Qualidade das Águas – Balneabilidade em Araguaína (TO)
Documentos
Endereços Uteis
  • Creches de Araguaína
  • Escolas de Araguaína
  • UBS de Araguaína
LEISHMANIOSES – Informe Epidemiológico (Araguaína – TO, AGOSTO 2026)
Webmail Araguaína | Acesso aos e-mails institucionais
Boletins Balneabilidade 2025
Boletins Balneabilidade 2024
Emissão de Certidão de Uso do Solo
LGPD
Boletins Balneabilidade 2026
Processo Seletivo para Residentes Jurídicos da PGM
Cartilha Poluição Sonora
MANUAL DE PROCEDIMENTOS IMOBILIÁRIOS SEINFRA
Turminha do Lago
Sistemas de Consignações
Redes Sociais
  • Página Inicial
  • Notícias
  • 2026
  • Caravana “Eletrônico não é lixo” recebe mais de 8 toneladas de equipamentos em Araguaína

Caravana “Eletrônico não é lixo” recebe mais de 8 toneladas de equipamentos em Araguaína

Iniciativa realizada por meio de parceria da Prefeitura com o Governo do Tocantins segue até às 17h, no Centro de Convenções, promovendo educação ambiental e a destinação correta de resíduos
Publicação:  14/10/2026 11h44
Última modificação:  14/10/2026 11h44
Compartilhar:
Caravana “Eletrônico não é lixo” recebe mais de 8 toneladas de equipamentos em Araguaína

 

Mais de 8 toneladas de equipamentos eletroeletrônicos já foram recolhidas em Araguaína durante a Caravana “Eletrônico não é Lixo”, que segue até às 17h desta quarta-feira, 14, no Centro de Convenções. A ação é uma parceria entre a Prefeitura de Araguaína, o Governo do Tocantins e a Organização da Sociedade Civil (OSC) Programando o Futuro, que mobilizou moradores da cidade e empresas locais para a coleta e destinação adequada a aparelhos eletrônicos sem uso, ampliando a conscientização sobre os impactos ambientais do descarte irregular. 

“Com ações como essa, conseguimos oferecer uma alternativa adequada para materiais que muitas vezes ficam acumulados nas residências ou acabam descartados de maneira irregular. Além de reduzir os impactos ambientais, incentivamos uma mudança de comportamento em favor de uma cidade mais sustentável”, destaca o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, Joaquim Quinta Net 

Durante a ação, foram recebidos materiais como televisores, computadores, monitores, impressoras, celulares, carregadores, baterias, cabos e outros equipamentos eletrônicos, além de ferro e alumínio. Os resíduos recolhidos serão encaminhados para triagem e processos de reaproveitamento, recondicionamento ou reciclagem, de acordo com suas condições. 

“Eu estava com essa televisão em casa há um tempão, aguardando uma oportunidade. Vejo essa iniciativa como algo muito importante para nossa comunidade e, se todos fizerem a sua parte, o mundo será muito melhor”, afirma o eletricista João Pereira. 

A agente comunitária de saúde Lorena Silva também participou da ação, levando materiais acumulados em casa, como carregadores e cabos. Ela conta que desconhecia alternativas para descartar esse tipo de resíduo de maneira adequada. 

“Antigamente, eu nem sabia o que fazer com esses equipamentos. São coisas que hoje em dia acumulamos bastante com o tempo, como carregadores e cabos. Achei muito boa a iniciativa, fiquei sabendo pelas redes sociais da Prefeitura e vim trazer o que tinha em casa”, relata.

 

 

Reaproveitamento 

A caravana é desenvolvida pela OSC Programando o Futuro, entidade que atua há 25 anos com recondicionamento de computadores e logística reversa de resíduos eletrônicos. O projeto está presente em sete estados brasileiros e trabalha em parceria com governos estaduais e municípios para ampliar a destinação ambientalmente adequada desses materiais. 

De acordo com o coordenador da caravana, Waderson Alves, o trabalho vai além da coleta, pois busca reinserir equipamentos e componentes na cadeia produtiva, reduzindo o desperdício e promovendo a economia circular. Em Araguaína, o projeto já possibilitou a doação de 1.600 computadores a instituições, entre elas a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). 

“Os municípios hoje enfrentam dificuldades para dar a destinação adequada aos resíduos eletrônicos. O que trabalhamos é um conceito de economia circular, em que os equipamentos coletados passam por processos de reaproveitamento de peças e recondicionamento, em vez de simplesmente serem descartados”, explica Waderson Alves.

 

Educação ambiental 

Além do recolhimento dos equipamentos, a programação conta com atividades educativas para informar a população sobre os impactos do descarte irregular e a importância da logística reversa. O ônibus adaptado da caravana, leva em seu interior, a exposição “Eletrônico não é Lixo”, com orientações sobre a destinação ambientalmente adequada dos resíduos eletroeletrônicos. 

A programação também inclui atividades lúdicas para crianças, jogos interativos, quiz sobre sustentabilidade e orientações sobre serviços ambientais, além de palestras mediante agendamento prévio. 

A ação está alinhada às diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei Federal nº 12.305/2010, que estabelece princípios e instrumentos para a gestão e a destinação adequada dos resíduos no Brasil.

Por: Felipe Maranhão | Foto: Marcos Filho Sandes/SECOM

WhatsApp Image 2026-10-14 at 10.38.36.jpeg

Informações da Prefeitura
Prefeitura Municipal de Araguaína TO
Palácio Tancredo Neves, Rua 25 de Dezembro, 52 - Centro
CEP 77804-030, Araguaína - Tocantins.
Telefone de Contato: (63) 3412-5572
Canais de Atendimento
Fale Conosco
Galeria de Aplicativos
Serviços
Serviços por público alvo
Minhas Solicitações
Notícias
2026
2025
2024
2023
2022
2021
Cidadão
Empresas
Servidor
Turismo Araguaína
O Prefeito
Telefones Úteis
Downloads
Ouvidoria Geral
OUVIDORIA DO SUS DE ARAGUAÍNA/TO 156
UBS de Araguaína
VTN Municipal de Araguaina
Radares ASTT
Controle de Estoque Farmácias
Leilão Público Araguaína 2023
Formulário de Inscrição da Lei Paulo Gustavo
Concurso Municipal São João do Cerrado
Código de Edificações do Município
Lei Paulo Gustavo
Aldir Blanc
Premiação São João do Cerrado
Qualidade das Águas – Balneabilidade em Araguaína (TO)
Documentos
Endereços Uteis
Creches de Araguaína
Escolas de Araguaína
UBS de Araguaína
LEISHMANIOSES – Informe Epidemiológico (Araguaína – TO, AGOSTO 2026)
Webmail Araguaína | Acesso aos e-mails institucionais
Boletins Balneabilidade 2025
Boletins Balneabilidade 2024
Emissão de Certidão de Uso do Solo
LGPD
Boletins Balneabilidade 2026
Processo Seletivo para Residentes Jurídicos da PGM
Cartilha Poluição Sonora
MANUAL DE PROCEDIMENTOS IMOBILIÁRIOS SEINFRA
Turminha do Lago
Sistemas de Consignações

Redes Sociais

Prefeitura de Araguaína Prefeitura de Araguaína
Fale Agora Refazer a busca

Link Flutuante