Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Prefeitura de Araguaína
Estado do Tocantins
Acesso Rápido
Transparência e-SIC Ouvidoria Secretarias Carta de Serviço
Funcionalidades do Sistema
Acessibilidade Redefinir cookies
Prefeitura de Araguaína
Prefeitura de Araguaína
Canais de Atendimento
  • Fale Conosco
Galeria de Aplicativos
Serviços
  • Serviços por público alvo
    • Cidadãos
    • Empresas
    • Órgãos e Entidades Públicas
    • Servidores
    • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
  • Buscar serviços por
    • Categoria
    • Secretaria
  • Minhas Solicitações
Notícias
  • 2025
  • 2024
  • 2023
  • 2022
  • 2021
Cidadão
Empresas
Servidor
Turismo Araguaína
Portal
O Prefeito
Telefones Úteis
Downloads
Ouvidoria Geral
OUVIDORIA DO SUS DE ARAGUAÍNA/TO 156
UBS de Araguaína
VTN Municipal de Araguaina
Radares ASTT
Controle de Estoque Farmácias
Leilão Público Araguaína 2023
Formulário de Inscrição da Lei Paulo Gustavo
Concurso Municipal São João do Cerrado
Código de Edificações do Município
Lei Paulo Gustavo
Aldir Blanc
Premiação São João do Cerrado
Qualidade das Águas – Balneabilidade em Araguaína (TO)
Documentos
Endereços Uteis
  • Creches de Araguaína
  • Escolas de Araguaína
  • UBS de Araguaína
LEISHMANIOSES – Informe Epidemiológico (Araguaína – TO, Novembro 2025)
Webmail Araguaína | Acesso aos e-mails institucionais
Boletins Balneabilidade 2025
Boletins Balneabilidade 2024
Emissão de Certidão de Uso do Solo
Redes Sociais
  • Página Inicial
  • Notícias
  • 2025
  • Servidores da Secretaria Municipal da Fazenda de Araguaína recebem treinamento sobre atendimento ao público

Servidores da Secretaria Municipal da Fazenda de Araguaína recebem treinamento sobre atendimento ao público

Objetivo é atualizar os atendentes para lidar com os diversos tipos de demandas de cada contribuinte e facilitar a relação com o poder público
Publicação:  15/09/2025 14h43
Última modificação:  15/09/2025 14h43
Compartilhar:
A área tributária brasileira é extensa, complexa, cheia de termos técnicos e processos a serem cumpridos. Por isso a missão dos servidores é tornar tudo isso o mais simples possível de ser entendido
A área tributária brasileira é extensa, complexa, cheia de termos técnicos e processos a serem cumpridos. Por isso a missão dos servidores é tornar tudo isso o mais simples possível de ser entendido

Cerca de 50 servidores municipais que trabalham com atendimento ao público na Secretaria da Fazenda de Araguaína passaram por um treinamento de atualização em comunicação para acolher e resolver as demandas dos contribuintes da cidade. O secretário Leandro Pinotti conta que a demanda é antiga, principalmente depois que a pasta passou a ouvir mais as sugestões dos cidadãos.
 
“Por isso firmamos essa parceria com o Sebrae Tocantins e promovemos essa capacitação que focou na lida diária dos servidores com o contribuinte. A intenção do Município é sempre tentar entregar um atendimento de qualidade e mais humanizado para o cidadão. Queremos que ele saia da secretaria com sua demanda resolvida e com a certeza de que, sempre que precisar, estaremos à disposição, sem criar qualquer dificuldade”, disse Leandro.
 
Traduzindo as burocracias
 
Conforme lembrou coordenador de Atendimento da Secretaria da Fazenda de Araguaína, João Vitor Silva Lima, a área tributária brasileira é extensa, complexa, cheia de termos técnicos e processos a serem cumpridos. Então a missão dos servidores é tornar tudo isso o mais simples possível.
 
“Precisamos apresentar aos contribuintes informações claras e fáceis de serem entendidas. Queremos facilitar essa relação com o cidadão, traduzir todas as informações técnicas e burocráticas sobre os tributos em algo mais acessível. A partir deste treinamento, vamos mudar nossa abordagem”, informou o coordenador.
 
“Esse é um investimento muito importante nos servidores, essa preparação para oferecer ao cidadão um serviço de excelência e um atendimento praticamente personalizado, porque cada contribuinte chega com uma demanda diferente. Isso torna o resultado mais leve, mais prático e a sociedade toda ganha com isso”, ressaltou Tudy Vieira, treinadora e responsável por ministrar a capacitação “Melhores práticas e Técnicas de Atendimento”.

(Por Ricardo Sottero | Fotos: Marcos Filho / Secom Araguaína)
 




Tudy Vieira, treinadora e responsável por ministrar a capacitação “Melhores práticas e Técnicas de Atendimento”


João Vitor Silva Lima, coordenador de Atendimento da Secretaria da Fazenda de Araguaína


Leandro Pinotti, secretário da Fazenda de Araguaína

Informações da Prefeitura
Prefeitura Municipal de Araguaína TO
Palácio Tancredo Neves, Rua 25 de Dezembro, 52 - Centro
CEP 77804-030, Araguaína - Tocantins.
Telefone de Contato: (63) 3412-5572
Canais de Atendimento
Fale Conosco
Galeria de Aplicativos
Serviços
Serviços por público alvo
Minhas Solicitações
Notícias
2025
2024
2023
2022
2021
Cidadão
Empresas
Servidor
Turismo Araguaína
Portal
O Prefeito
Telefones Úteis
Downloads
Ouvidoria Geral
OUVIDORIA DO SUS DE ARAGUAÍNA/TO 156
UBS de Araguaína
VTN Municipal de Araguaina
Radares ASTT
Controle de Estoque Farmácias
Leilão Público Araguaína 2023
Formulário de Inscrição da Lei Paulo Gustavo
Concurso Municipal São João do Cerrado
Código de Edificações do Município
Lei Paulo Gustavo
Aldir Blanc
Premiação São João do Cerrado
Qualidade das Águas – Balneabilidade em Araguaína (TO)
Documentos
Endereços Uteis
Creches de Araguaína
Escolas de Araguaína
UBS de Araguaína
LEISHMANIOSES – Informe Epidemiológico (Araguaína – TO, Novembro 2025)
Webmail Araguaína | Acesso aos e-mails institucionais
Boletins Balneabilidade 2025
Boletins Balneabilidade 2024
Emissão de Certidão de Uso do Solo

Redes Sociais

Prefeitura de Araguaína Prefeitura de Araguaína
Fale Agora Refazer a busca

Link Flutuante