Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Prefeitura de Araguaína
Estado do Tocantins
Acesso Rápido
Transparência e-SIC Ouvidoria Secretarias Carta de Serviço
Funcionalidades do Sistema
Acessibilidade Redefinir cookies
Prefeitura de Araguaína
Prefeitura de Araguaína
Canais de Atendimento
  • Fale Conosco
Galeria de Aplicativos
Serviços
  • Serviços por público alvo
    • Cidadãos
    • Empresas
    • Órgãos e Entidades Públicas
    • Servidores
    • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
  • Buscar serviços por
    • Categoria
    • Secretaria
  • Minhas Solicitações
Notícias
  • 2025
  • 2024
  • 2023
  • 2022
  • 2021
Cidadão
Empresas
Servidor
Turismo Araguaína
Portal
O Prefeito
Telefones Úteis
Downloads
Ouvidoria Geral
OUVIDORIA DO SUS DE ARAGUAÍNA/TO 156
UBS de Araguaína
VTN Municipal de Araguaina
Radares ASTT
Controle de Estoque Farmácias
Leilão Público Araguaína 2023
Formulário de Inscrição da Lei Paulo Gustavo
Concurso Municipal São João do Cerrado
Código de Edificações do Município
Lei Paulo Gustavo
Aldir Blanc
Premiação São João do Cerrado
Qualidade das Águas – Balneabilidade em Araguaína (TO)
Documentos
Endereços Uteis
  • Creches de Araguaína
  • Escolas de Araguaína
  • UBS de Araguaína
LEISHMANIOSES – Informe Epidemiológico (Araguaína – TO, Novembro 2025)
Webmail Araguaína | Acesso aos e-mails institucionais
Boletins Balneabilidade 2025
Boletins Balneabilidade 2024
Emissão de Certidão de Uso do Solo
Redes Sociais
  • Página Inicial
  • Notícias
  • 2025
  • Quase 23 mil alunos retornam às aulas com programação especial nas escolas e creches de Araguaína

Quase 23 mil alunos retornam às aulas com programação especial nas escolas e creches de Araguaína

Atividades lúdicas marcaram a volta às aulas na rede pública municipal; na Escola William Castelo Branco, alunos foram recebidos com minicidade de trânsito do Projeto Pequeno Cidadão
Publicação:  04/08/2025 16h34
Última modificação:  04/08/2025 16h34
Compartilhar:
Além da Educação Infantil e Ensino Fundamental, a rede pública municipal conta com a Educação de Jovens e Adultos (EJA), com vagas abertas em seis escolas localizadas em diferentes regiões da cidade
Além da Educação Infantil e Ensino Fundamental, a rede pública municipal conta com a Educação de Jovens e Adultos (EJA), com vagas abertas em seis escolas localizadas em diferentes regiões da cidade

Com brincadeiras, acolhida e uma programação voltada para a diversão, a rede municipal de ensino de Araguaína iniciou nesta segunda-feira, 4 de agosto, o segundo semestre letivo de 2025. Ao todo, 22.539 estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, além de 296 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), retornam às salas de aula nas escolas e creches da cidade.

Durante o primeiro dia, todas as unidades escolares realizaram um momento especial de recepção para os alunos, com lanche diferenciado e atividades lúdicas, promovendo um ambiente interativo e leve neste início de semestre. A programação foi acompanhada por servidores da Secretaria da Educação (SEMED), que estiveram presentes nas escolas em momentos de interação com os alunos.

“Nós estamos aqui na maior expectativa para o semestre letivo, porque as nossas crianças merecem o melhor. A gestão tem investido muito na Educação e, com certeza, teremos melhoria na qualidade do ensino e colheremos bons frutos. Desejamos ótimas aulas e muito aprendizado para nossas crianças e também para os adultos da EJA”, destaca Marzonete Duarte, secretária da Educação de Araguaína.

Para a segunda metade do ano, a rede municipal também se prepara para um período de foco nas avaliações externas, como as provas acompanhadas pelo Sistema de Avaliação Educacional de Tocantins (SAETO), especialmente voltadas aos alunos do Ensino Fundamental.

Volta às aulas na Escola William Castelo Branco

A Escola Municipal William Castelo Branco funciona em tempo integral e é a única da rede municipal a adotar o modelo do Projeto Pequeno Cidadão, desenvolvido em parceria com a ASTT (Agência de Segurança, Transporte e Trânsito). O projeto oferece, além do currículo padrão, conteúdos voltados para cidadania, direitos humanos, regras de trânsito, prevenção à delinquência juvenil e desenvolvimento pessoal.

No primeiro dia de aula, a programação foi ainda mais especial. Os alunos foram recebidos com uma minicidade montada dentro da escola, que simula um ambiente urbano com ruas, placas de trânsito e faixas de pedestres. A atividade foi conduzida pela equipe de Educação para o Trânsito da ASTT, que orientou os estudantes em uma caminhada guiada, explicando o significado das sinalizações e a importância do comportamento seguro no trânsito.

Em um segundo momento, as crianças puderam circular pela minicidade utilizando carrinhos e motos elétricas cedidos pelo Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), colocando em prática, de forma lúdica, o que aprenderam durante a explicação, e a estrutura continuará na unidade para que os alunos continuem aprendendo sobre o assunto.

Durante a recepção, o aluno Isaac Guimarães, do 1º ano, contou o que acha do projeto. “Aqui na escola eu já vi muita coisa legal sobre trânsito. Hoje, eu aprendi que precisamos prestar atenção nas placas, é importante para não ter acidentes na nossa cidade. E eu estou muito feliz no primeiro dia de aula, encontrei meus amigos e quero brincar com eles. Estou achando este momento muito legal”, comentou o estudante.

Atuação da ASTT e GMA no projeto

A atuação da ASTT na Escola William Castelo Branco conta com equipe de Educação para o Trânsito realizando ações educativas com os alunos, promovendo orientação sobre comportamento seguro, respeito às leis de trânsito e convivência cidadã no ambiente escolar.

Além dos agentes de trânsito, a Guarda Municipal de Araguaína (GMA) também participa da rotina da escola, com presença regular de seis monitores, de segunda a sexta-feira, auxiliando no controle, segurança e organização das atividades em conjunto com os servidores da ASTT.

“É uma alegria muito grande ver o resultado extremamente positivo deste projeto que é o Pequeno Cidadão, uma união da SEMED, ASTT e com a presença da nossa GMA. Temos preparado essas crianças para o futuro, com momentos de respeito ao símbolo, à instituição, à família e ao próximo. Isso contribui para uma formação de excelência”, afirmou Terciliano Gomes, presidente da ASTT.

Município mantém oferta de vagas para a EJA

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de Araguaína continua com vagas abertas em seis escolas localizadas em diferentes regiões da cidade: Joaquim de Brito Paranaguá (Setor Carajás), Simão Lutz Kossobutzki (Araguaína Sul), Zeca Barros (Vila Santiago), Manoel Lira (Nova Araguaína), José Gomes Sobrinho (Monte Sinai) e Luiz Gonzaga (Costa Esmeralda). As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h.

Atualmente, 296 estudantes estão matriculados na modalidade, que é destinada a jovens a partir de 15 anos e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental. Como as matrículas são feitas por semestre, os interessados devem procurar diretamente uma das escolas para garantir a vaga.

O atendimento para matrículas é feito das 7h às 11h e das 14h às 17h. Para se matricular, é necessário apresentar cópia da certidão de nascimento, RG e CPF, declaração ou histórico escolar, ficha de aproveitamento individual, termo de responsabilidade assinado, comprovante de residência, comprovante de alistamento militar (para homens maiores de 18 anos), uma foto 3x4 e cópia do cartão SUS.

(Por Rogério Damasceno | Fotos: Marcos Filho Sandes)

Informações da Prefeitura
Prefeitura Municipal de Araguaína TO
Palácio Tancredo Neves, Rua 25 de Dezembro, 52 - Centro
CEP 77804-030, Araguaína - Tocantins.
Telefone de Contato: (63) 3412-5572
Canais de Atendimento
Fale Conosco
Galeria de Aplicativos
Serviços
Serviços por público alvo
Minhas Solicitações
Notícias
2025
2024
2023
2022
2021
Cidadão
Empresas
Servidor
Turismo Araguaína
Portal
O Prefeito
Telefones Úteis
Downloads
Ouvidoria Geral
OUVIDORIA DO SUS DE ARAGUAÍNA/TO 156
UBS de Araguaína
VTN Municipal de Araguaina
Radares ASTT
Controle de Estoque Farmácias
Leilão Público Araguaína 2023
Formulário de Inscrição da Lei Paulo Gustavo
Concurso Municipal São João do Cerrado
Código de Edificações do Município
Lei Paulo Gustavo
Aldir Blanc
Premiação São João do Cerrado
Qualidade das Águas – Balneabilidade em Araguaína (TO)
Documentos
Endereços Uteis
Creches de Araguaína
Escolas de Araguaína
UBS de Araguaína
LEISHMANIOSES – Informe Epidemiológico (Araguaína – TO, Novembro 2025)
Webmail Araguaína | Acesso aos e-mails institucionais
Boletins Balneabilidade 2025
Boletins Balneabilidade 2024
Emissão de Certidão de Uso do Solo

Redes Sociais

Prefeitura de Araguaína Prefeitura de Araguaína
Fale Agora Refazer a busca

Link Flutuante