Pela segunda vez neste ano a Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, promove um drive thru de coleta de lixo eletroeletrônico. Neste sábado, das 8h às 18h, o ponto de recebimento dos equipamentos será o Lago Center Shopping.
Os moradores que possuem aparelhos eletroeletrônicos sem uso e não sabiam o local correto para descarte, podem aproveitar a oportunidade e entregá-los durante o drive thru.
A ação itinerante faz parte das políticas públicas do Município para incentivar o descarte correto de materiais com alto potencial poluidor na natureza devido aos componentes tóxicos, como chumbo e mercúrio.
“A logística reversa de eletroeletrônicos é essencial para a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade. Ao garantir o retorno adequado destes produtos, evitamos o descarte incorreto de materiais tóxicos e promovemos o reaproveitamento de componentes. Essa prática reduz a extração de recursos naturais, diminui a poluição e promove a economia circular”, explica Nathalia Germanos, técnica de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente de Araguaína.
Ações itinerantes e ponto temporário
O Município vem realizando uma série de ações educativas relacionadas à logística reversa de materiais com potencial poluente. Em 2023, o primeiro drive thru realizado pela Prefeitura, na Via Lago, coletou mais de 2,5 toneladas de equipamentos.
Em abril deste ano, em parceria com o Colégio Santa Cruz, a Prefeitura instalou um ponto temporário de coleta de resíduos eletroeletrônicos durante uma semana para atender os alunos e comunidade vizinha.
Em maio, o segundo drive thru foi realizado durante o evento Stan Games, no Espaço Cultural. Na oportunidade, foram recebidos centenas de materiais como notebooks, teclados de computadores, tablets, televisão, nobreaks, cabos, mouses, aparelho de DVD, micro-ondas e até mesmo serra circular e uma máquina de lavar roupas.
Pontos fixos
No início deste mês de outubro, a Prefeitura, em parceria com o Centro Universitário UNITPAC, instalou o primeiro ponto fixo de coleta de lixo eletroeletrônico da cidade, dentro do campus da instituição. O ponto fixo instalado no espaço de descompressão entre os blocos G e F, e podem ser descartados itens de pequeno porte, como monitores, notebooks, teclados, mouses, nobreaks, estabilizadores, roteadores, switches, celulares, carregadores, televisores, projetores e demais aparelhos eletroeletrônicos e de informática.
Outra opção, inclusive para materiais de grande porte, é entregar na Metalsul, empresa parceira da campanha, localizada na Rua Aquarela Musical - Parque Sonhos Dourados, que fará o encaminhamento adequado para reciclagem e descarte ambientalmente correto.
(Por Mara Santos | Foto: Marcos Filho Sandes)