Os alunos do 5º ano da Escola Municipal Moderna, no Setor Barros, em Araguaína, se mobilizaram para iniciar um projeto de preservação ambiental na região onde está localizada a unidade escolar. Nesta segunda-feira, 31, os alunos realizaram o planejamento de 100 mudas de espécies nativas, às margens da nascente do córrego Jardim, no setor Cidade Jardim.
O projeto, batizado de “Corrente do Bem”, foi idealizado pelo professor da turma como uma forma de ensinar educação ambiental de uma forma prática e inserindo noções de cidadania na educação.
"A corrente do bem é justamente para criar esse elo, onde cada pessoa faz um pouquinho e assim vamos gerando exemplos positivos e passando a mensagem para as próximas gerações. As crianças puderam entender como funciona o processo de crescimento da planta e a importância da vegetação para a proteção das nascentes, garantindo os recursos naturais para as próximas gerações", explica o professor do 5º ano, da Escola Municipal Moderna, Paulo Cesar Bonifácio.
Para os estudantes a experiência traz pequenos ensinamentos que poderão ser levados para a vida toda.
“Foi uma experiência muito legal, nós caminhamos até o lugar do plantio enquanto o professor ia explicando para as pessoas sobre a importância das árvores. Nós conhecemos o córrego e aprendemos que, sem as árvores, eles podem secar e nós não temos mais água. Então, se cada um de nós plantar um pouquinho e fazer a sua parte, vamos ter um lugar muito melhor para viver”, contou a estudante Ana Vitória Cruz, de 10 anos.
Apoio técnico
As crianças realizam o planejamento acompanhado pelos professores e técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. As 100 mudas de árvores frutíferas, como açaí, cupuaçu, ingá, goiaba e cacau, foram fornecidas pelo Viveiro Municipal de Araguaína e selecionadas pelos técnicos do Meio Ambiente.
"Antes da visita dos estudantes, nós fizemos um levantamento do local, verificando o desmatamento, a situação da água e selecionando as mudas para que os estudantes pudessem fazer o plantio. Esse tipo de iniciativa é de extrema importância, pois colabora com o trabalho que é realizado pelo Município na preservação dos nossos córregos e das nossas áreas verdes", diz a engenheira agrônoma do Município, Thayane Oliveira.
Doação de mudas
Os moradores que desejam receber mudas para fazer o reflorestamento de alguma área, ou para vias públicas de seus bairros, podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, por meio do telefone: (63) 3411-7044. Em caso de dúvidas sobre as regras de plantio do Plano de Arborização Urbana, o documento está disponível no site: https://www.araguaina.to.gov.br/cidadao
Por Felipe Maranhão | Fotos: Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína