Só no primeiro semestre deste ano, a equipe do Programa Consultório na Rua, da Secretaria da Saúde de Araguaína, já realizou mais de 1.500 atendimentos às pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade. O serviço é direcionado à população em situação de rua e funciona com um consultório móvel instalado em pontos estratégicos de Araguaína, como a Praça das Nações e Feirinha.
“Este serviço é de extrema importância, pois alcança uma parcela da população que se encontra em extrema vulnerabilidade, na maioria das vezes usuários de drogas que não procuram Unidades Básicas de Saúde (UBS) convencionais. Aqui nós realizamos os mesmos atendimentos iniciais de uma UBS, com triagem, consulta médica e de enfermagem e caso necessário, a realização de encaminhamento para especialistas e atendimento odontológico na UBS mais próxima”, explica a enfermeira Vanessa Lima, que atua no Consultório na Rua.
Acolhimento
Além da equipe de médico, enfermeiro e técnico, o trabalho do Consultório na Rua também é acompanhado por assistentes sociais, que realizam uma busca ativa na região, para identificar pacientes que estejam necessitando de assistência médica.
“Nós fazemos a ponte entre a pessoa em situação de vulnerabilidade e o consultório, pois no início há muita resistência dos dependentes químicos e o trabalho do assistente social é analisar individualmente cada situação e garantir que todos sejam assistidos”, diz a assistente social do Município, Coraci de Fátima Lobo.
Mais que saúde
Alguns pacientes, como a moradora de rua Maria da Conceição, já são assistidos pelo Município há bastante tempo, ela conta que o serviço é importante para quem vive em situação de rua.
“Eles cuidam muito bem de nós, quando estamos doentes eles dão remédio, lavam nossas feridas e fazem curativos. Se não existisse isso aqui, nós não teríamos para onde ir”, conta Maria da Conceição Paixão.
Algumas pessoas veem o serviço como algo que vai além do atendimento em saúde. “É a minha família, eles não cuidam apenas quando estamos doentes ou machucados, a equipe do Consultório na Rua nos acolhe, eles fazem eu me sentir vista pela sociedade”, diz Djany Ribeiro da Silva.
Atendimento completo
O programa Consultório na Rua é uma iniciativa do SUS (Sistema Único de Saúde) e realizado pela Prefeitura de Araguaína, levando atendimento médico e social às pessoas em situação de rua, com equipes multiprofissionais que realizam ações itinerantes para garantir o acesso à saúde e minimizar desigualdades.
O serviço inclui os mesmos atendimentos da UBS, como verificação dos sinais vitais, glicose, medição do corpo, aferição de pressão, peso e altura. A equipe também acompanha a aplicação de medicação supervisionada e ainda entrega kits de higiene pessoal com escova de dente, creme dental, fio dental, pente, desodorante, creme para cabelo e shampoo.
O trabalho é feito também em parceria com o programa municipal Banho Solidário, realizado pela Secretaria Municipal da Assistência Social, oferecendo alimentação, local para banho, kits de higiene e doação de roupas.
O Consultório na Rua funciona das 7h às 13h, de segunda à sexta-feira, e até às 18h com atendimento pelo telefone (63) 9 9940-3855 para dúvidas e orientações.
Por Felipe Maranhão | Foto: Marcos Filho Sandes/Secom