Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Prefeitura de Araguaína
Estado do Tocantins
Acesso Rápido
Transparência e-SIC Diário Oficial Secretarias Carta de Serviço
Funcionalidades do Sistema
Acessibilidade Redefinir cookies
Prefeitura de Araguaína
Prefeitura de Araguaína
Serviços
  • Serviços por público alvo
    • Cidadãos
    • Empresas
    • Órgãos e Entidades Públicas
    • Servidores
    • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
  • Buscar serviços por
    • Categoria
    • Secretaria
  • Minhas Solicitações
Canais de Atendimento
  • Fale Conosco
Galeria de Aplicativos
Notícias
  • 2025
  • 2024
  • 2023
  • 2022
  • 2021
Cidadão
Empresas
Servidor
Turismo Araguaína
Portal
O Prefeito
Telefones Úteis
Downloads
OUVIDORIA DO SUS DE ARAGUAÍNA/TO 156
VTN Municipal de Araguaina
Radares ASTT
Controle de Estoque Farmácias
Leilão Público Araguaína 2023
Formulário de Inscrição da Lei Paulo Gustavo
Concurso Municipal São João do Cerrado
Código de Edificações do Município
Lei Paulo Gustavo
Aldir Blanc
Premiação São João do Cerrado
Redes Sociais
  • Página Inicial
  • Notícias
  • 2024
  • Em 2023, Ouvidoria do SUS de Araguaína registrou o maior número de elogios aos serviços municipais de saúde desde 2011

Em 2023, Ouvidoria do SUS de Araguaína registrou o maior número de elogios aos serviços municipais de saúde desde 2011

No mesmo ano, o canal também foi o que mais recebeu contatos da comunidade na região norte do Brasil, proporcional ao número de habitantes
Publicação:  21/02/2024 11h11
Última modificação:  21/02/2024 11h11
Compartilhar:
O serviço da Ouvidoria permite que os usuários do sistema público de saúde busquem esclarecimentos sobre o SUS e façam elogios, críticas, sugestões e denúncias
O serviço da Ouvidoria permite que os usuários do sistema público de saúde busquem esclarecimentos sobre o SUS e façam elogios, críticas, sugestões e denúncias

De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2023, a Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS) em Araguaína registrou o maior número de participações da população na região norte do Brasil, proporcional ao número de habitantes. Foram 2.052 contatos dos usuários para buscar informações, fazer elogios, críticas e dar sugestões para a melhoria do sistema.
 
Quando o assunto é a avaliação dos serviços públicos municipais em saúde, entre 2011, ano de implantação do serviço na cidade, e 2020, a Ouvidoria registrou 159 elogios. Já nos últimos três anos, o número saltou para 1.027, sendo 131 em 2021; 361 em 2022; e 535 2023. No ano passado, inclusive, a quantidade de elogios foi a maior registrada nos últimos 12 anos.
 
“Valorizar a escuta da comunidade e buscar atender suas necessidades serão sempre a nossa missão. Em três anos de gestão, contribuímos para o acréscimo de 46,71% da participação social no SUS. Queremos avançar cada vez mais e a participação das pessoas na Ouvidoria certamente contribui muito para continuarmos trilhando este caminho ", afirma a secretária da Saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia.
 
“Esse crescimento no número de elogios evidencia a satisfação e o reconhecimento da população em relação aos serviços de saúde oferecidos pelo município. Além disso, o canal  se destaca pelo tempo reduzido de resposta às demandas dos cidadãos, demonstrando compromisso com a agilidade e eficiência no atendimento aos usuários do sistema de saúde”, comenta o coordenador da Ouvidoria SUS de Araguaína, Nailton de Andrade.
 
Canal ativo à disposição da comunidade
 
A Ouvidoria é um canal de escuta e de acolhimento humanizado que incentiva a participação das pessoas na gestão do SUS. É também uma ferramenta estratégica que prepara e encaminha à gestão relatórios das questões trazidas pela comunidade, resultando em interações que contribuem e promovem melhorias nos serviços prestados.
 
“Em 2023, nossa Ouvidoria contou com o menor tempo de resposta do Tocantins, obtendo da comunidade a nota 9.4 na pesquisa de satisfação e recomendação do serviço”, informa o coordenador do serviço.
 
Ainda segundo o Ministério da Saúde, no período de 2011 a 2023, a Ouvidoria do SUS de Araguaína recebeu um total de 17.099 demandas, abrangendo informações, solicitações, reclamações, elogios, denúncias e sugestões. O canal acolhe as demandas da população, acompanhando junto às áreas competentes para garantir respostas aos usuários com esclarecimentos e providências, conforme determina a Lei 13.460/2017.
 
Os cidadãos de Araguaína podem continuar avaliando os serviços de saúde por meio da Ouvidoria no telefone 156. Além do atendimento telefônico, os usuários podem procurar o serviço pessoalmente na sede da Secretaria da Saúde de Araguaína, situada na Rua 7 de Setembro, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, ou via e-mail no endereço ouvidoria.semus@araguaina.to.gov.br.

(Por Paulo Nunes | Foto: Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína)
 
 

Informações da Prefeitura
Prefeitura Municipal de Araguaína TO
Palácio Tancredo Neves, Rua 25 de Dezembro, 52 - Centro
CEP 77804-030, Araguaína - Tocantins.
Telefone de Contato: (63) 3412-5572
Serviços
Serviços por público alvo
Minhas Solicitações
Canais de Atendimento
Fale Conosco
Galeria de Aplicativos
Notícias
2025
2024
2023
2022
2021
Cidadão
Empresas
Servidor
Turismo Araguaína
Portal
O Prefeito
Telefones Úteis
Downloads
OUVIDORIA DO SUS DE ARAGUAÍNA/TO 156
VTN Municipal de Araguaina
Radares ASTT
Controle de Estoque Farmácias
Leilão Público Araguaína 2023
Formulário de Inscrição da Lei Paulo Gustavo
Concurso Municipal São João do Cerrado
Código de Edificações do Município
Lei Paulo Gustavo
Aldir Blanc
Premiação São João do Cerrado

Redes Sociais

Prefeitura de Araguaína Prefeitura de Araguaína
Fale Agora Refazer a busca