Desde que foi iniciado, no dia 6 de novembro de 2023, o programa Araguaína Cuida já alcançou 280 moradores com cirurgias de laqueadura, vasectomia, procedimentos cirúrgicos gerais e ginecológicos. Entre os beneficiados está o mototaxista Júlio César Milhomem, que foi diagnosticado com uma hérnia umbilical e passou pelo procedimento. Ele elogiou a agilidade e qualidade dos cuidados oferecidos pelos profissionais do programa.
“Eu achei que ia ser muito demorado, mas não, foi questão de fazer os exames, mostrar para a médica e fazer o encaminhamento para o ambulatório. As coisas fluíram e 30 dias depois já estou em casa”, disse Júlio.
Na última semana, o prefeito Wagner Rodrigues fez mais uma visita aos pacientes do Araguaína Cuida. Ele destacou que, em breve, o programa vai abranger novas especialidades. “Estamos expandindo gradativamente os serviços e logo iremos ofertar mais vagas para procedimentos ortopédicos, urológicos e também em otorrinolaringologia”.
Programa aprovado
Durante uma conversa com o prefeito Wagner, a professora de Língua Portuguesa, Catiane Pereira, compartilhou como o Araguaína Cuida lhe permitiu voltar às suas atividades pessoais e profissionais normalmente. “Sou grata em ser uma das pessoas contempladas por esse programa, que retirou as pedras da vesícula, que atrapalhavam a minha vida”, disse.
O lavrador Marcélio Alves do Santos passou por uma cirurgia de retirada de vesícula e disse que se sente aliviado. “Foi uma cirurgia rápida e finalmente retirou a dor constante que eu sentia”, comentou.
Como funciona
Os pacientes que precisam passar pelas cirurgias são selecionados a partir da lista de espera da regulação, levando em consideração o tempo de espera e o estado de saúde individual. Após o atendimento de todos os pacientes na fila inicial, as cirurgias continuarão conforme os encaminhamentos das Unidades Básicas de Saúde (UBS), respeitando a ordem de chegada das consultas.
A secretária da Saúde, Ana Paula Abadia, ressaltou que a cidade está evoluindo cada dia mais para gerar bem-estar aos cidadãos. “A Saúde é e sempre será uma prioridade para a gestão e o Araguaína Cuida é a demonstração prática e real do que nós estamos fazendo no município”.
O Programa Araguaína Cuida é custeado com emenda parlamentar de R$ 3,5 milhões do senador Irajá, repassada via Ministério da Saúde em convênio de serviços MAC (Média e Alta Complexidade). Nessa primeira etapa, o programa atenderá gratuitamente 600 pacientes em cirurgias de laqueadura, vasectomia, cirurgias gerais, ginecológicas, consultas pré e pós-operatórias e exames específicos.
(Por Paulo Nunes | Fotos: Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína)
“Sou grata em ser uma das pessoas contempladas por esse programa, que retirou as pedras da vesícula, que atrapalhavam a minha vida”, disse a professora Catiane Pereira
Nessa primeira etapa, o programa atenderá gratuitamente 600 pacientes em cirurgias de laqueadura, vasectomia, cirurgias gerais, ginecológicas, consultas pré e pós-operatórias e exames específicos.