O prefeito Wagner Rodrigues foi convidado para compor a poltrona de honra do evento de instalação da nova Diocese de Araguaína, na última sexta-feira, 14. O ato cívico solene foi realizado no auditório da Faculdade Católica Dom Orione. O evento empossou o bispo Dom Giovane Pereira de Melo.
Wagner auxiliou o descerramento da placa da Diocese e depois entregou uma chave para simbolizar a cooperação entre o Município e a igreja católica. "Essa chave que o senhor recebeu aqui não é apenas figurativa, é de uma responsabilidade grande, de uma parceria que teremos para conduzir o nosso povo. Seja muito bem-vindo, que o senhor possa continuar evangelizando, orando e fazendo o que sempre fez: o bem para o próximo”, ressaltou o prefeito.
No evento, foi apresentada a história da cidade por meio da influência do catolicismo, o processo de instituição da Diocese, os elementos e cores escolhidas para a composição do brasão, o hino, além de músicas que representam a fé e o amor pela cidade.
Pastoral acolhedora
No ato cívico solene, o bispo Dom Giovane destacou que uma das características do seu trabalho pastoral será o acolhimento e expansão. “Teremos um olhar mais especial para as periferias da cidade, pois precisamos, como igreja, alargar a tenda, abrir espaço para acolher mais e abraçar a todos”, respondeu o bispo.
Nova Dioecese
Araguaína antes pertencia a Diocese de Tocantinópolis, e a criação do novo território administrativo da Igreja Católica integra outros 18 municípios: Aragominas, Araguanã, Arapoema, Babaçulândia, Bandeirantes do Tocantins, Barra do Ouro, Campos Lindos, Carmolândia, Filadélfia, Goiatins, Muricilândia, Nova Olinda do Tocantins, Palmeirante, Pau d'Arco, Piraquê, Santa Fé do Araguaia, Xambioá e Wanderlândia.
A Diocese de Araguaína é formada por 22 paróquias, 18 padres diocesanos, 13 padres religiosos, 8 diáconos permanentes, 12 seminaristas e 15 religiosos. O prefeito também recebeu um selo formado pela imagem da Via Lago, a Nossa Senhora do Perpétuo do Socorro e do bispo.
Missa Solene
Na tarde do último sábado, 15, ainda foi realizada a missa solene de Instalação Canônica da Diocese de Araguaína e posse do Dom Giovane, na Catedral Provisória Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Matriz São Sebastião), localizada no Bairro São João.
O prefeito ainda ressaltou a importância da parceria com a igreja católica para a realização de eventos que beneficiam a comunidade. “Ano que vem, a Igreja Católica com o apoio incondicional da Prefeitura fará a melhor e maior Via Sacra que já vimos aqui Araguaína”, disse Wagner. (Por Giovana Hermice)
No evento, foi apresentada a história da cidade por meio da influência do catolicismo, o processo de instituição da Diocese, os elementos e cores escolhidas para a composição do brasão, o hino, além de músicas que representam a fé e o amor pela cidade
"Seja muito bem-vindo, que o senhor possa continuar evangelizando, orando e fazendo o que sempre fez: o bem para o próximo”, ressaltou o prefeito