Os serviços de atendimento ao público da Secretaria da Fazenda, Ciência, Tecnologia e Inovação de Araguaína passaram a funcionar em um novo horário. Os guichês, protocolo, triagem e os operadores do sistema de mensagens eletrônicas estão disponíveis das 7 às 19 horas, sem intervalo. Os demais serviços internos da secretaria permanecem no horário das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.
“Identificamos um aumento no fluxo de cidadãos em busca dos diversos serviços oferecidos pela secretaria, por isso ampliamos o horário de atendimento, inclusive na hora do almoço, criando mais condições para o contribuinte resolver suas demandas”, informa o secretário Fabiano Souza.
Na secretaria, o contribuinte araguainense pode buscar atendimento para serviços relacionados ao IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), Taxa de Lixo, ISSQN (Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza), Sala do Empreendedor, autorizações, alvarás municipais, taxas e contribuições relacionadas a empresas, entre outras demandas.
Mais organização
Para dar mais agilidade às necessidades do cidadão, a secretaria oferece o agendamento dos atendimentos pelo site https://agendamento.araguaina.to.gov.br/#/. Caso deseje comparecer presencialmente, a secretaria está localizada na Rua Ademar Vicente Ferreira, nº 1.155, esquina com a Rua 7 de Setembro, no Centro. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp no (63) 9 9935-7789 apenas por mensagem de texto.
Descontos no IPTU
O contribuinte que já quiser se antecipar pode reunir as documentações sobre as benfeitorias feitas no imóvel e garantir descontos para o IPTU de 2024. Entre elas estão a geração de energia fotovoltaica, que garante um abatimento de 5%; sistema de captação de água da chuva, que também concede um desconto de 5%; e a arborização do imóvel, que dá mais uma redução de 5% no IPTU. O contribuinte que mantiver o cadastro do imóvel atualizado na Secretaria da Fazenda ainda tem direito à 10% de desconto no IPTU. O desconto é acumulativo até 40%.
A solicitação dos descontos deve ser feita via requerimento, disponível no site da prefeitura (www.araguaina.to.gov.br) ou presencialmente na secretaria. Todas as informações sobre o IPTU, inclusive os critérios sobre as benfeitorias, estão no site www.araguaina.to.gov.br/iptu. (Por Ricardo Sottero - Foto: Marcos Sandes/Secom Araguaína)