Atividades de zumba são realizadas pela Prefeitura em 16 bairros da cidade, entre escolas públicas e a Praça CEU
Por Giovana Hermice | Fotos: Marcos Filho Sandes
Após um período de recesso, o Projeto Movimente-se retornou com as aulas de zumba no último dia 7, com atividades em 16 bairros de Araguaína, entre escolas públicas e a Praça CEU. A iniciativa já beneficiou gratuitamente mais de 700 moradores.
A dona de casa Edilene dos Reis e sua filha Emilly são alunas do Projeto Movimente-se há 2 anos. A prática da modalidade trouxe benefícios para saúde dela e da filha de 10 anos que teve sequelas físicas após superar o câncer.
“Eu emagreci, me ajudou na ansiedade, a controlar a pressão alta e outros problemas que eu sentia. Além disso, diminuiu bastante as dores nas costas que minha filha sentia depois de enfrentar o câncer no pulmão e nos ossos”, contou Edilene.
Outra história de superação por meio da zumba é a da Jeane, ela conta que com a dança conseguiu ter benefícios que ultrapassaram a estética. “Eu estava acima do peso por causa das medicações, pesava 72 kg e passei para 49 kg. Gostei e continuei, pois cheguei depressiva e as aulas melhoraram a minha autoestima, senti vontade de voltar a viver e não pretendo parar”, relatou a autônoma, Jeane Rodrigues.
Locais e horários nas terças e quintas
Para participar não é necessário realizar matrícula, basta comparecer no horário das aulas. Nas terças e quintas, às 18 horas, as aulas são realizadas: Escola Municipal Zeca Barros (Vila Santiago); Creche Municipal José Xavier (Novo Horizonte) e Escola Municipal Tereza Hilário Ribeiro (Setor Raizal).
Nos mesmos dias da semana, às 19 horas, outros três locais recebem o projeto: Escola Francisco Bueno de Freitas (Setor Maracanã), Escola Municipal São Miguel (Bairro da Grota) e a Escola João de Sousa Lima (Setor Itapuã).
Locais e horários nas quartas e sextas
Na segunda e quarta-feira, às 18 horas, o Projeto Movimente-se é realizado na Praça CEU (Araguaína Sul), Escola Municipal Cabo Luzimar Machado (Setor Ponte), Escola Municipal Joaquim de Brito Paranaguá (Setor Carajás), Colégio Estadual Rui Barbosa (Setor Oeste) e Associação de Apoio do Colégio Estadual Campos Brasil (Bairro de Fátima).
Enquanto às 19 horas, nas segundas e quartas-feiras, as aulas são realizadas na Escola Luiz Gonzaga (Costa Esmeralda), Escola Joaquim Sabino (Lago Azul 4), Escola Leia Raquel (Setor Vila Ribeiro), Escola Moderna (Setor Barros) e Escola Olavo Bilac (Jardim das Palmeiras).
O Projeto Movimente-se já beneficiou gratuitamente mais de 700 moradores
“Eu estava acima do peso por causa das medicações, pesava 72 kg e passei para 49 kg. Gostei e continuei, pois cheguei depressiva e as aulas melhoraram a minha autoestima, senti vontade de voltar a viver e não pretendo parar”, relatou a autônoma, Jeane Rodrigues