Durante a abertura das ações da Prefeitura, nessa segunda-feira, 6, a primeira-dama, Ana Paula Lopes, palestrou sobre a importância do autocuidado e olhar empático
Por Giovana Hermice - Foto: Marcos Sandes/Secom Araguaína
Mais de 100 mulheres usuárias dos serviços da Prefeitura de Araguaína participaram da abertura das comemorações em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres, celebrado neste dia 8 de março, quarta-feira, que segue até essa o dia 10, sexta-feira. A primeira ação da programação foi realizada na Secretaria de Assistência Social, na tarde da última segunda-feira, 6.
As mulheres presentes receberam uma mensagem de reflexão para o amor-próprio e autocuidado. “O valor da mulher não está em bem materiais ou em títulos, mas no que cada uma é. Por isso, a importância de termos um olhar mais empático, de comemorarmos as pequenas conquistas. Por causa dos diferentes papéis que a gente exerce, não podemos nos cobrar muito ou nos deixar mais de lado”, informou a primeira-dama de Araguaína e graduanda em psicologia, Ana Paula Lopes.
A abertura contou com músicas ao vivo que fizeram as mulheres entrarem no ritmo do forró. Elas levaram para casa lembrancinhas artesanais: chaveiros de crochê em forma de flores foram feitos pelas alunas do Curso de Geração de Renda. Por fim, teve uma pausa para o lanche da tarde.
Dentre as mulheres que participam das atividades semanais realizadas nos Creas (Centro de Referência da Assistência Social) e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, estava presente a aposentada Rita Barros, de 71 anos. “Eu gosto demais de participar das ações, fico muito feliz”, contou.
Mulheres no mesmo ritmo
À noite, a programação continuou animada no Ginásio Poliesportivo Pedro Quaresma. No local, estiveram reunidas mulheres que participam do projeto cultural “Movimente-se”. O evento contou ainda com a participação do prefeito, secretários e servidores.
Por meio da zumba, o Projeto Movimente-se transforma a vida de moradoras de 16 bairros. “É uma oportunidade para as mulheres que cuidam da casa ou trabalham o dia inteiro tirar um tempo para se divertirem. Essa ação foi pensada nisso e vamos expandir para alcançarmos mais bairros”, afirmou Wagner Rodrigues.
A Neuza Rodrigues de 55 anos, participa há 3 anos das aulas gratuitas de zumba. Ela ganhou mais felicidade e bem-estar praticando a modalidade. “A dança me tirou de casa, me deu mais energia, alegria, pois aqui eu posso me encontrar com outras mulheres, fazer parte da comunidade, sem falar na boa forma que a gente fica”, contou a moradora.
O evento contou também com o sorteio de brindes e um momento para o lanche saudável: sanduíche natural e suco de laranja. “É muito bom quando um órgão público lembra de homenagear, principalmente esse que sempre traz palestras sobre a saúde da mulher”, contou outra participante Maria Cleia Ferreira.
Programação Dia das Mulheres
Dia 7 (terça-feira)
14h – Homenagem para as usuárias do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) II Costa Esmeralda;
19h – Aulão de Muai Thay para as participantes do projeto (Secretaria de Esporte, Lazer e Cultura).
Dia 8 (quarta-feira)
14h- Homenagem para as usuárias do SCFV III (Distrito Novo Horizonte);
19h – Circuito Funcional aberto para a comunidade (Praça das Bandeiras).
Dia 9 (quinta-feira)
14h – Homenagem para as usuárias do CRAS II (Araguaína Sul).
Dia 10 (quinta-feira)
8h - Homenagem para as usuárias do CRAS I (Setor Céu Azul) ;
14h - Homenagem para as usuárias do SCFV II (Costa Esmeralda).
A noite a programação continuou animada no Ginásio Poliesportivo Pedro Quaresma, com aula de zumba, sorteio de brindes e entrega de lanches saudáveis
“A dança me tirou de casa, me deu mais energia, alegria, pois aqui eu posso me encontrar com outras mulheres, fazer parte da comunidade, sem falar na boa forma que a gente fica”, contou a participante Neuza Rodrigues