A Prefeitura de Araguaína já deu início às obras de pavimentação e drenagem do setor Sonhos Dourados com a recuperação de parte da Av. Cônego João Lima, que além de dar acesso ao setor, também liga os bairros Jardim dos Ipês e Jardim Boa Sorte com um grande fluxo de veículos. Após a recuperação da avenida, foi iniciado o trabalho de recapeamento de ruas danificadas dentro do setor e implantação do sistema de drenagem pluvial.
O recurso de R$ 13,5 milhões tem origem na emenda parlamentar do então deputado federal Thiago Dimas e será destinado para a execução de mais de sete quilômetros de pavimentação com asfalto usinado, quase três quilômetros de tubulações para a drenagem pluvial e ainda 18.560 m² de calçadas com acessibilidade.
A obra também contempla a construção de uma lagoa de detenção no Setor Jardim dos Ipês, com mais de 29 mil metros cúbicos, que deverá contribuir com o trabalho de drenagem da água da chuva, com capacidade de receber mais de 5.300 litros de água por segundo.
Planejamento urbano
Para o trabalho de escavação do solo estão sendo utilizados equipamentos especializados em escavações profundas, devido à presença de muitas rochas no local. Antes do início da obra, a equipe técnica da Secretaria da Infraestrutura de Araguaína executou uma série de estudos do terreno para incluir no projeto preliminar e garantir a qualidade da execução do serviço pela empresa contratada diante da dificuldade das escavações no terreno.
“Estamos acompanhando o trabalho desde o início e apesar desta etapa ser um pouco mais lenta, é de extrema importância para que o resultado seja de qualidade. O sistema de drenagem previne alagamentos e garante a manutenção do asfalto usinado”, explica o secretário da infraestrutura de Araguaína, Frederico Prado.
Mais frentes de trabalho
Além da obra de pavimentação do Parque Sonhos Dourados, outros setores de Araguaína também estão com frentes de trabalho e serão beneficiados com a drenagem da água das chuvas e pavimentação, como os setores Alaska, Dona Nélcia, Jardim América e Itatiaia, que também já tiveram as obras iniciadas com recursos da CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina, e os setores Castelo Branco e Vila Bandinha, que estão em etapa final e deverão ser entregues nas próximas semanas.
As obras fazem parte do projeto da Prefeitura de Araguaína que pretende levar infraestrutura para toda a cidade. Diversos setores que até então não possuíam nenhum tipo de infraestrutura urbana já estão recebendo drenagem, pavimentação asfáltica e calçadas com acessibilidade. Desde 2013, a Prefeitura já levou mais de 1000 km de asfalto novo para bairros em todas as regiões da cidade, além de implantar mais de 330 km de drenagem. ( Felipe Maranhão - Foto: Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína )
Após a recuperação da avenida, foi iniciado o trabalho de recapeamento de ruas danificadas dentro do setor e implantação do sistema de drenagem pluvial