Prefeitura já beneficiou mais de 220 moradores da zona rural com a entrega de insumos para produção de alimento, disponibilizando ainda assessoria técnica e o suporte de maquinário para a preparação do solo
Por Giovanna Hermice - Foto: Marcos Sandes/Ascom
Araguaína continua proporcionando mais qualidade de vida para o homem do campo. Na última sexta-feira, 27, foram entregues 12 toneladas de adubo e mais de 800 kg de sementes de milho para 40 famílias do Assentamento Rio Preto, localizado a 110 km da cidade. A cerimônia contou com a presença do prefeito Wagner Rodrigues, secretários, vereadores e moradores da região.
A iniciativa faz parte do Projeto de Aquisição e Distribuição de Sementes de Milho e Insumos, que iniciou em novembro do ano passado e já atendeu mais de 220 moradores da zona rural. É o caso do Manoel Pereira, que estava há 2 anos sem plantar por não conseguir manter os custos da produção.
“Eu estou doente há algum tempo, passei por dificuldade, o milho caro demais, por isso agradeço ao Wagner que mandou um trator na minha terrinha e está doando sementes para nós. Amanhã já vou voltar a plantar”, contou Manoel.
“Nos últimos anos temos tido muitas surpresas positivas, estamos sendo bem assistidos, nossa comunidade mudou para melhor”, agradeceu durante o evento de entrega, o presidente da Associação do Assentamento Rio Preto, Orestes Fernandes.
Distribuição e continuidade
Cada uma das 40 famílias do Assentamento Rio Preto recebeu 20 kg de sementes de milho e 200 kg de adubo. Os produtores contam ainda com assessoria de técnicos da Agricultura do Município e o suporte de maquinário por meio do Programa Trator na Roça que prepara o solo para o recebimento das sementes e assim obterem melhores resultados na colheita.
O Projeto de Aquisição e Distribuição de Sementes de Milho e Insumos conta com um investimento de R$ 440 mil reais da Prefeitura e um repasse na ordem de R$ 200 mil reais do Governo Federal. A meta é beneficiar 253 produtores de 21 comunidades rurais e assentamentos de Araguaína.
Tudo interligado
O incentivo à produção agrícola do homem do campo, além de auxiliar na subsistência das famílias traz impactos positivos ao Programa Compra Direta. O Município adquire dos produtores cadastrados: frutas, verduras, legumes, grãos, cereais e outros alimentos.
Após adquiridos pela Prefeitura, os produtos são destinados para 97 entidades beneficentes, entre escolas, creches, lar de idosos e orfanatos, garantindo o consumo de alimentos frescos a cerca de 25 mil pessoas.
Educação e Lazer para o homem do campo
Além dos investimentos ao desenvolvimento econômico da região com o incentivo à produção agrícola e a entrega de 3 pontes de concreto, no Assentamento Rio Preto foi revitalizada a Escola Municipal José Nogueira.
Na unidade de ensino, foram realizados os serviços de pintura, substituição da cobertura e parte elétrica. Segundo o prefeito, outros benefícios estão previstos para a comunidade.
“Estamos com um projeto pronto para fazer o calçamento de área comunitária que vai ser muito útil, o campo de futebol também vai ser revitalizado para oferecermos mais dignidade e condições de lazer que também é fundamental para manter a vida do homem do campo”, destacou Wagner Rodrigues.
Cada uma das 40 famílias do Assentamento Rio Preto recebeu 20 kg de sementes de milho e 200 kg de adubo
No Assentamento Rio Preto, o Município revitalizou a Escola Municipal José Nogueira. Na unidade de ensino, foram realizados os serviços de pintura, substituição da cobertura e parte elétrica