Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Prefeitura de Araguaína
Estado do Tocantins
Acesso Rápido
Transparência e-SIC Diário Oficial Secretarias Carta de Serviço
Funcionalidades do Sistema
Acessibilidade Redefinir cookies
Prefeitura de Araguaína
Prefeitura de Araguaína
Serviços
  • Serviços por público alvo
    • Cidadãos
    • Empresas
    • Órgãos e Entidades Públicas
    • Servidores
    • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
  • Buscar serviços por
    • Categoria
    • Secretaria
  • Minhas Solicitações
Canais de Atendimento
  • Fale Conosco
Galeria de Aplicativos
Notícias
  • 2025
  • 2024
  • 2023
  • 2022
  • 2021
Cidadão
Empresas
Servidor
Turismo Araguaína
Portal
O Prefeito
Telefones Úteis
Downloads
OUVIDORIA DO SUS DE ARAGUAÍNA/TO 156
VTN Municipal de Araguaina
Radares ASTT
Controle de Estoque Farmácias
Leilão Público Araguaína 2023
Formulário de Inscrição da Lei Paulo Gustavo
Concurso Municipal São João do Cerrado
Código de Edificações do Município
Lei Paulo Gustavo
Aldir Blanc
Premiação São João do Cerrado
Qualidade das Águas – Balneabilidade em Araguaína (TO)
Redes Sociais
  • Página Inicial
  • Notícias
  • 2023
  • Pedidos de perdão e de casamento marcam a entrega de certificados para ex-dependentes químicos

Pedidos de perdão e de casamento marcam a entrega de certificados para ex-dependentes químicos

O serviço de acolhimento terapêutico de adultos tem o apoio da Prefeitura de Araguaína que disponibiliza atendimento multidisciplinar para ajudar homens a superar o vício em álcool e drogas
Publicação:  28/06/2023 10h25
Última modificação:  28/06/2023 10h40
Compartilhar:
O paciente José Leandro disse que o amor da companheira é o que mantém firme durante o tratamento. E o casamento está marcado: daqui a três meses, quando ele conclui a internação
O paciente José Leandro disse que o amor da companheira é o que mantém firme durante o tratamento. E o casamento está marcado: daqui a três meses, quando ele conclui a internação

Devido ao uso de drogas e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, José Leandro da Conceição, de 39 anos, experimentou por mais de 20 anos o lado sombrio da dependência química. O morador do Setor Lago Azul conta que, durante todos esses anos, o vício fez com que ele perdesse amigos, emprego e bem materiais, mas o que permaneceu firme e forte foi o amor da companheira, Vânia Maria Mangueira.
 
“Quero agradecer a Deus, em primeiro lugar, e a todos que estão me ajudando no tratamento. Também quero dizer algo muito importante para a minha mulher, Vânia. Você é muito especial para mim e por isso eu quero te pedir perdão por tudo que eu fiz. Se hoje estou aqui me recuperando foi porque você que nunca me abandonou", disse o interno, José Leandro.
 
Ainda ao lado da mulher e de mãos dadas, o paciente também aproveitou a oportunidade para fazer um pedido de casamento. De joelhos e de frente para a companheira, ele fez a promessa de se casar com a amada daqui três meses, período que finaliza o tratamento, e ela, com alegria, aceitou.
 
“Vânia sempre esteve ao meu lado e com paciência me ajudou a procurar ajuda. Ela sempre quis casar na igreja e, quando eu sair daqui, vou realizar o sonho dela que agora é meu também”, expressou.
 
Histórias de superação
O emocionante pedido de casamento foi feito no último dia 23, durante a primeira formatura de 2023 da UAA (Unidade de Acolhimento Adulto), que entregou a 12 internos o Certificado de Conclusão de Tratamento contra a dependência química.
 
Localizada em uma chácara, no Setor Tocantins, próximo ao perímetro urbano da cidade, a UAA atende, desde 2017, homens com 18 anos ou mais. O tratamento é gratuito e mantido pela Secretaria Municipal da Saúde de Araguaína. O espaço de acolhida conta com dormitórios, banheiros, cozinha, e sala para atividades e consultas, onde o paciente é acompanhado por médico psiquiátrico, psicólogos, terapeutas, assistentes sociais, entre outros profissionais.
 
Para ser atendido no local, o paciente deve primeiro passar pelo CAPS AD III (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas), que é porta de entrada para o tratamento. De acordo com a coordenadora Kelita Oliveira, o atendimento é elaborado pela equipe multidisciplinar e só pode ser iniciado por meio da internação voluntária, ou seja, quando o dependente aceita se recuperar.
 
“É um processo demorado e precisa ter o consentimento e o desejo não só por parte da família, mas também do paciente. Só assim, por livre e espontânea vontade, o paciente é atendido no CAPS, onde iniciamos com a desintoxicação do organismo, que pode durar até 15 dias, e logo depois encaminhamos o paciente para o acolhimento”, explica.
 
Apoio da família
O diretor da unidade de acolhimento, Wagner Enoque, destaca que a entrega do certificado de conclusão de tratamento, que é realizada a cada semestre, é muito importante, pois atesta que aquele paciente mostrou muita força e coragem para vencer a dependência química.
 
“Entregar o certificado é um dos momentos mais esperados e, quando a família está por perto, a emoção é ainda maior. É muito importante que eles ouçam das pessoas mais próximas o tanto que são importantes e fortes para superar essa fase ruim", ressaltou.
 
Nunca é tarde para recomeçar
Seu Filogônio Chaves dos Reis, de 78 anos, sabe o tanto que a família foi importante durante os seis meses de internação. Ele foi um dos ex-dependentes a concluir o tratamento e receber, junto dos filhos, o certificado.
 
“É uma emoção muito grande ver meu pai recuperado, pois só a gente sabe o tanto que ele sofreu com esse vício. É hora de voltar para casa e recomeçar”, disse a filha Sueli Alves dos Reis.
 
Sobre a dependência química
Segundo a Organização Mundial da Saúde, a dependência química é multifatorial e não está restrita a qualquer grupo social, racial ou etário. A dependência química também envolve as consequências físicas e mentais trazidas pelo abuso de substâncias nocivas ao organismo, como o álcool e a nicotina, e substâncias ilícitas como a maconha, cocaína e o crack.
 
Como tratar a dependência
Os interessados em tratar a dependência química em Araguaína podem procurar o CAPD AD III, na Rua 12 de Outubro, nº 435, no Centro, das 7 às 19 horas. A unidade também atende pacientes por meio das UBS (Unidades Básicas de Saúde). O CAPS, juntamente à Unidade de Acolhimento Adulto, oferece atendimento psicológico e psiquiátrico, atividades terapêuticas, amparo pedagógico e de assistência social. (Por Carine Flores | Foto: Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína)
 


Ao lado dos servidores do Centro de Acolhimento e da Secretaria da Saúde, pacientes e ex-dependentes químicos se emocionaram com as homenagens realizadas durante a entrega de certificados de conclusão de tratamento

 
Seu Filó ao lado das filhas Sueli e Terezinha e do filho Nilton, durante a entrega dos certificados

Informações da Prefeitura
Prefeitura Municipal de Araguaína TO
Palácio Tancredo Neves, Rua 25 de Dezembro, 52 - Centro
CEP 77804-030, Araguaína - Tocantins.
Telefone de Contato: (63) 3412-5572
Serviços
Serviços por público alvo
Minhas Solicitações
Canais de Atendimento
Fale Conosco
Galeria de Aplicativos
Notícias
2025
2024
2023
2022
2021
Cidadão
Empresas
Servidor
Turismo Araguaína
Portal
O Prefeito
Telefones Úteis
Downloads
OUVIDORIA DO SUS DE ARAGUAÍNA/TO 156
VTN Municipal de Araguaina
Radares ASTT
Controle de Estoque Farmácias
Leilão Público Araguaína 2023
Formulário de Inscrição da Lei Paulo Gustavo
Concurso Municipal São João do Cerrado
Código de Edificações do Município
Lei Paulo Gustavo
Aldir Blanc
Premiação São João do Cerrado
Qualidade das Águas – Balneabilidade em Araguaína (TO)

Redes Sociais

Prefeitura de Araguaína Prefeitura de Araguaína
Fale Agora Refazer a busca

Link Flutuante