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Ouvidoria da Saúde de Araguaína registra aumento de mais de 179% nos elogios em 2022

Publicação:  25/01/2023 11h43
Última modificação:  25/01/2023 11h43
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Tempo médio de resposta para as demandas é a menor do Tocantins e está abaixo da média nacional

Por Ricardo Sottero - Foto: Marcos Sandes/Secom

A população de Araguaína está mais participativa e contribuindo com a gestão dos serviços da Secretaria da Saúde de Araguaína. Em 2022, a Ouvidoria da Saúde registrou 1.694 demandas contra 1.022 de 2021 e o destaque ficou com o aumento no número de elogios ao atendimento dos servidores. Foram 361 menções positivas em 2022 e 129 em 2021, um aumento de 179,84%, sendo a maioria delas direcionada para a Atenção Básica.

O coordenador da Ouvidoria do SUS em Araguaína, Nailton de Andrade Oliveira, explica que o aumento na participação dos cidadãos é resultado de um trabalho de busca ativa que a Ouvidoria fez, estimulando a participação popular na gestão do SUS.

“Uma das ações que fizemos foi itinerante. Fomos até os locais de prestação de serviço público em saúde de Araguaína para divulgar o trabalho do órgão e ouvir de perto as necessidades dos usuários”, conta o coordenador. Essa mobilização realizou 1.468 atendimentos nas 21 unidades básicas de saúde e outros serviços que compõem a rede de atendimento, totalizando 28 locais.

Compromisso com os prazos

De todas as demandas recebidas pela Ouvidoria, a Secretaria da Saúde de Araguaína deu um retorno ao solicitante e concluiu 95,05% antes do prazo de resposta de 20 dias definido na Lei Federal 13.460/2017, e que ainda permite que seja prorrogado por mais 20 dias. As demais solicitações foram acompanhadas e respondidas dentro do prazo previsto.

O tempo médio de resposta em Araguaína é de 13 dias, a menor taxa do Tocantins e está abaixo da média nacional de 39 dias, conforme o painel de dados do Ministério da Saúde.

Mais elogios que insatisfações

Um dos assuntos mais frequentes na Ouvidoria é em relação aos atendimentos prestados pelos servidores nas unidades de saúde municipais. Em 2022, foram registrados 361 elogios e 234 insatisfações. Para a secretária da Saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia, os números são resultado das diversas qualificações e treinamentos realizados pela gestão, principalmente pelos trabalhos desempenhados pela Escola de Saúde Pública.

“A secretaria tem se empenhado para que os atendimentos sejam prestados de forma humanizada, com atenção e comprometimento com o cidadão. Todos os problemas relatados pela comunidade à Ouvidoria estão sendo tratados com responsabilidade para melhorar os serviços à comunidade”, completa a secretária.

Recepção humanizada

A autônoma Jacira Pereira Sousa se consulta com frequência na UBS Dr. Dantas, no Residencial Costa Esmeralda, e em todas as oportunidades ela disse que foi muito bem acolhida pela equipe da unidade. “O primeiro contato é com a recepcionista Raimunda Cardoso, que sempre recebe a gente da melhor forma. Ela é educada, paciente e muito clara nas informações que passa. Também só tenho elogios para a Raimunda, técnica de enfermagem”.

Mais dados

No balanço dos serviços prestados pela Ouvidoria no ano passado, do total de demandas recebidas, 1.541 (90,96%) foram relacionadas aos serviços da Secretaria da Saúde de Araguaína e 153 (9,04%) encaminhadas para a Ouvidoria da Secretaria de Saúde do Tocantins.

Nos 11 anos de atuação, a Ouvidoria da Saúde de Araguaína registrou mais de 15 mil atendimentos. Os cidadãos podem entrar em contato no 156, de segunda à sexta, das 7 às 18 horas, para solicitar informações, denúncias, registrar elogios ou reclamações sobre os serviços públicos de saúde do município.

Informações da Prefeitura
Prefeitura Municipal de Araguaína TO
Palácio Tancredo Neves, Rua 25 de Dezembro, 52 - Centro
CEP 77804-030, Araguaína - Tocantins.
Telefone de Contato: (63) 3412-5572
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