Aula inaugural da UMA (Universidade da Maturidade) de Araguaína foi realizada nessa quarta-feira,8, no auditório da Aciara
Por Adriana Santana - Foto: Marcos Sandes/Ascom
A UMA (Universidade da Maturidade) realizou a abertura oficial do ano letivo 2023 com uma aula inaugural, no auditório da Aciara (Associação Comercial e Industrial de Araguaína), nessa tarde de quarta-feira, 8. O evento contou com a presença de autoridades municipais, equipe pedagógica e comunidade em geral, que deram as boas-vindas aos novos alunos que ingressam neste ano na universidade.
Participando da solenidade, o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, reforçou o compromisso do Município com o projeto. “Não tem como ver a alegria, disposição e vitalidade desses idosos e não me emocionar. É bonito perceber nesses alunos o desejo por aprender e aproveitar a vida da melhor maneira, eles são uma verdadeira lição de vida para nós e por isso não mediremos esforços para continuar nossa parceria”.
Durante a aula inaugural houve apresentações artísticas, homenagens e o gesto simbólico dos novos alunos novatos de vestirem a camisa da Universidade da Maturidade. Mais de 40 alunos acima dos 45 anos estão matriculados para as aulas da UMA.
Tempo novo
Recém-chegado em Araguaína, Antônio dos Reis Costa, 65 anos, encontrou na cidade a oportunidade de formar novos amigos e aumentar a bagagem de conhecimento. “Eu estou sendo muito bem acolhido por Araguaína e ainda mais agora que encontrei a UMA. É a oportunidade de fazer novos amigos. Perdi a visão em 2011, mas isso nunca foi empecilho para buscar meus objetivos e não será impedimento para participar das aulas da universidade”.
Dona Teófila de Camargo tem 83 anos e não disfarçou a alegria do primeiro dia de aula da faculdade. “Estou muito contente, se eu soubesse que era tão maravilhoso igual vi hoje nesta sala, eu já teria vindo a mais tempo”.
As aulas
Este ano a UMA celebra 10 anos de atividades em Araguaína. “A Prefeitura é ponto forte na realização desse trabalho e junto com outros parceiros tem nos ajudado a proporcionar mais dignidade, qualidade de vida às pessoas que estão envelhecendo nessa cidade, sem ela seria muito difícil a UMA ter condições de realizar esse projeto aqui”, afirmou a coordenadora UMA/UFT, Neila Barbosa Osório.
As aulas acontecem no CEU (Centro de Esporte Unificado), no setor Araguaína Sul, às segundas e quartas-feiras, das 14 às 17 horas. Há também atividades de inclusão digital realizadas na Biblioteca Municipal, às quintas-feiras, das 14 horas às 15h30.
“A previsão é de que ainda neste primeiro semestre do ano as aulas da universidade passem a ser realizadas no anexo da Secretaria da Educação, onde esses alunos terão ainda mais conforto. Seguimos oferecendo a eles ainda todo apoio pedagógico com materiais pedagógicos e profissionais especializados, garantido inclusão, melhor qualidade de vida, mais conhecimento e transformação social”, enfatizou a secretária municipal da Educação, Elizângela Moura.
Os alunos também participam de aulas práticas a partir de visitas técnicas no UNITPAC, passeios em viveiros, ações em datas comemorativas com participações de apresentações de dança, atividades na Via lago, Parque Cimba, blitzen educativas de educação no trânsito, entre outras ações de datas festivas em chácaras da região.
Saiba mais
A UMA trabalha com a proposta pedagógica voltada à melhoria da qualidade de vida da pessoa adulta e dos idosos, e promove a integração dos alunos com os estudantes de graduação. Atualmente, a universidade está presente nas cidades de Araguaína, Dianópolis, Palmas, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Tocantínia, Palmeirópolis, Cariri do Tocantins e em outros estados como Bahia e Mato Grosso do Sul.
"A UMA é uma oportunidade de fazer novos amigos", disse Antônio.
"Se eu soubesse que era tão maravilhoso eu já teria vindo a mais tempo”, destacou Dona Teófila.
Gesto simbólico dos novos alunos novatos de vestirem a camisa da Universidade da Maturidade