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Nossos serviços: Saiba para que serve e como solicitar o Licenciamento Ambiental

Publicação:  31/01/2023 10h52
Última modificação:  31/01/2023 10h52
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Nossos serviços: Saiba para que serve e como solicitar o Licenciamento Ambiental

Por Giovanna Hermice | Fotos: Marcos Sandes/Ascom

Secretaria do Meio Ambiente de Araguaína responde às empresas solicitantes em até 30 dias, o que é antes do prazo legal estipulado de 120 dias

O Licenciamento Ambiental é um procedimento obrigatório que autoriza as construções, ampliações e funcionamento de atividades ou empresas potencialmente poluidoras na cidade. Por meio desse pré-requisito legal exigido pela Prefeitura de Araguaína é possível garantir diversos benefícios.
 
O documento proporciona a manutenção e preservação do meio ambiente ecologicamente equilibrado. Além de um ambiente de trabalho mais seguro e organizado, evitando desgastes com as possíveis autuações e prejuízos financeiros com as multas.
 
“É mais do que uma questão burocrática, é um instrumento importante que possibilita prever as condições para os estabelecimentos e atividades, de forma a tentar eliminar, quando possível, ou minimizar os danos aos componentes do meio ambiente, que são solo, ar, água, fauna e flora, e ao mesmo tempo garantir o desenvolvimento social e econômico do nosso município”, explicou a diretora de Licenciamento e Projetos, Tâmara Lopes Farias.
 
Balanço
Em 2021, foram analisadas 364 solicitações de licença ambientais e expedidas 246. Dessas solicitações, 66% compreenderam a atividades enquadradas na área de comércio e prestação de serviços. Até novembro de 2022, a quantidade de solicitações de licença já somava 317 e a emissão de licenças ambientais atingia a ordem de 245 atos expedidos, o que corresponde a uma média de 22 licenças por mês.
 
Como funciona
A solicitação de Licenciamento Ambiental é feita na Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, localizada na Avenida José de Brito Soares, nº 728, Setor Anhanguera, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. Para dar entrada no processo é preciso apresentar documentos pessoais dos proprietários, documentação da empresa e dependendo da atividade será necessário um suporte profissional do consultor ambiental.
 
“De acordo com a modalidade de licenciamento em que se enquadrar será necessária a contratação de um consultor para elaborar um estudo ambiental, que conterá a caracterização do empreendimento, diagnóstico do meio ambiente e proposição de medidas ambientais que objetivem diminuir ou até mesmo zerar os impactos ambientais negativos e maximizar os impactos positivos da atividade”, disse a diretora Tâmara.
 
Em caso de dúvidas, os empreendedores podem ligar no 3411-7012 ou 99952-3186. Outra forma é acessando o portal da Prefeitura, no Menu “Cidadão” e em seguida clicar na aba Licenciamento Ambiental.
 
Prazos
Todo o material enviado ao Município será analisado pelas equipes do Licenciamento Ambiental que levam em média de 20 a 30 dias para responder os requerentes. O prazo máximo de resposta previsto pela legislação federal é de 120 dias, conforme o CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente).
 
Para atender as necessidades da cidade, de acordo com o segmento das empresas e atividades desenvolvidas por elas, o departamento de licenciamento conta com o trabalho da equipe técnica multiprofissional de analistas composta por engenheiros ambientais, florestais, agrônomos e geólogo.
 
Decreto Municipal
O procedimento de licenciamento segue as diretrizes definidas pelo Decreto Municipal nº 176/2019. Conforme o documento, existem os seguintes tipos de modalidades: Dispensa de Licença Ambiental, Autorização Ambiental, Licença Ambiental Simplificada, Licença Prévia, Licença de Instalação, Licença de Operação e Licença Ambiental de Regularização.
 
A validade da Licença ambiental varia entre 2 e 10 anos, de acordo com o tipo de atividade e o grupo em que se enquadra. Os empreendimentos são divididos em áreas de atuação, como: Mineração, Indústria, Aquicultura, Agropecuária, Obras Civis Lineares, Obras Civis não Lineares, Lazer e Turismo, Saneamento, Imobiliário e Comércio e Serviços.
 

 
“É mais do que uma questão burocrática, é um instrumento importante que possibilita prever as condições para os estabelecimentos e atividades”, informou a diretora de Licenciamento e Projetos, Tâmara Lopes Farias
 

Em caso de dúvidas, os empreendedores podem ligar no 3411-7012 ou 99952-3186. Outra forma é acessando o portal da Prefeitura de Araguaína 


Informações da Prefeitura
Prefeitura Municipal de Araguaína TO
Palácio Tancredo Neves, Rua 25 de Dezembro, 52 - Centro
CEP 77804-030, Araguaína - Tocantins.
Telefone de Contato: (63) 3412-5572
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