O pequeno Samuel Ferreira Lima, de sete anos, aluno do 2º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Moderna Professora Maria dos Anjos, no Setor Barros, já sabe o que vai fazer quando for adulto. “Eu quero ser muito esperto para, quando eu crescer, eu criar um robô”. E ele sabe que, para alcançar esse objetivo, é preciso ler bastante, por isso o incentivo à leitura é mais um dos investimentos da Prefeitura de Araguaína em todas as escolas municipais.
Cerca de 4.500 alunos de seis e sete anos, das turmas do 1º e 2º ano da rede municipal de ensino de Araguaína, estão recebendo kits com livros da coleção “Literatura a Vapor”, da Editora Eureka. Os novos materiais serão usados para estimular a leitura nos estudantes dentro e, principalmente, fora da escola.
Os kits foram adquiridos pela Secretaria da Educação de Araguaína e cada um deles é composto por quatro livros de literatura, um livro com atividades de mediação, um manual do educador e um livro da família. Todos foram entregues em uma mochila.
O material tem a função de apoiar o trabalho pedagógico dos professores para desenvolver o hábito da leitura nos estudantes e criar espaços de aprendizagem que incentivem a participação ativa da família. Todos os livros de literatura são acessíveis para pessoas cegas, possuem apoio digital, além de textos e atividades complementares, conteúdo audiovisual com vídeos e podcasts exclusivos.
Investimento na Educação
A entrega simbólica dos primeiros kits foi feita nessa terça-feira, 14, na Escola Municipal Moderna Professora Maria dos Anjos. Na oportunidade, o prefeito Wagner Rodrigues incentivou os alunos a aproveitarem os livros da melhor forma.
“Eu torço muito para que os alunos façam bom uso deste material e é muito importante também a participação dos familiares neste processo, principalmente nesta fase da alfabetização. E quero dizer que vamos continuar investindo muito na nossa Educação. Com a participação de todos vocês, eu tenho a certeza de que vamos chegar no fim de ano com ótimos resultados”, disse Wagner.
Na escola e em casa
A secretária da Educação de Araguaína, Elizângela Moura, destacou que as escolas já contam com os materiais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, mas que a gestão decidiu ir além no processo de ensino e aprendizagem.
“Queremos que essa experiência seja a melhor possível. Os nossos alunos têm o direito de ter mais condições de aprender e esse kit é fundamental para que a leitura faça parte do dia a dia das famílias, porque histórias nos emocionam, nos fazem lembrar coisas boas e por isso queremos muito que momentos como esse aconteçam na escola e em casa”, afirmou a secretária.
Ser sempre melhor
Marta Gama da Silva é mãe da Pâmela, aluna do 2º ano da Escola Municipal Moderna, e compartilhou que sempre teve o costume de ler com os filhos em casa desde antes de entrarem na escola. “Agora, com esse novo material, vai ser melhor, é mais um incentivo. A Pâmela gosta muito de ler, então eu acho que ela vai evoluir mais. Não é só na escola que a criança aprende, em casa também, e eu sempre incentivo meus filhos a serem melhor que os pais, porque estudo é tudo”.
O Samuel confessa que não lia muito em casa, só na escola, mas ele sabe que, para construir robôs, é preciso se dedicar mais aos livros. “Vou explorar mais, fazer mais as atividades. Minha mãe lê comigo em casa e acho que vai ser mais legal agora com o livro novo”.