A solenidade de abertura da 7ª edição da Feira EPOCA (Exposição do Polo Comercial e Industrial de Araguaína) foi realizada na noite dessa terça-feira, 11, com a presença do prefeito Wagner Rodrigues e outras autoridades, além de expositores e visitantes. O evento segue até sábado, 15, no Complexo Poliesportivo Pedro Quaresma, com exposição de 160 investidores, oficinas e palestras de empresários de renome nacional.
“Otimismo. Vejo a força que vocês têm e será uma semana com grandes oportunidades. Para aqueles que já tem negócios aqui que possam aumentar e aqueles que estão nos visitando que possam vir para cá para investir. Araguaína é uma cidade acreditada e temos comprometimento com uma cidade melhor, estamos de portas abertas, seguimos preservando o meio ambiente e gerando oportunidade de negócios. Somos uma cidade que não para de crescer, graças a cada um de vocês”, afirmou o prefeito Wagner.
O presidente da Faciet (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Tocantins), Fabiano do Vale, destacou que a feira atende as demandas atuais do mercado brasileiro. “Hoje, temos um comercio que compete com a China, então precisamos fortalecer o micro e pequeno empresário. O empresário precisa crescer e dar emprego, temos que fazer nossa parte. A cidade que só cresce e se desenvolve, por isso tenho certeza de que o Wagner vai continuar esse bom trabalho por muitos anos ainda, precisamos dele”.
A feira conta com convênio de R$ 200 mil da Prefeitura com a Aciara (Associação Comercial e Industrial de Araguaína), que é a organizadora do evento. “Eu quero agradecer em especial a você, prefeito, que abriu as portas para a Aciara, e a sua equipe também. Todos educados e de prontidão para resolver todas as questões”, ressaltou o presidente da Aciara, Denilson Silva.
Atraindo investimentos e sendo referência
Dentre os visitantes que prestigiaram a abertura da EPOCA, esteve uma comitiva de 36 empresários e gestores de Paraíso do Tocantins, que ainda aproveitou a visita para conhecer a organização da Prefeitura nos avanços em tecnologia e incentivo ao comércio. Segundo a superintendente de Industria e Comércio de Paraíso, Mariana Fernandes, o conhecimento obtido em Araguaína será usado na cidade.
“Nós temos o ecossistema de inovação de Paraiso e nos debates com os parceiros entendemos que precisávamos conhecer boas práticas. Então, viemos conhecer como a Prefeitura de Araguaína desenvolveu todo esse ambiente de inovação. Isso envolve desde o mapeamento do ecossistema de inovação, o sandbox que Araguaina implementou, que é um marco legal para as empresas de tecnologia investirem no município e se desenvolverem. Conhecer o arcabouço de leis que a Araguaína desenvolveu para criar todo esse ambiente, para que as empresas se sintam seguraras de investir”, explicou Mariana.
A feira
De acordo com a Aciara, são esperadas cerca de 40 mil pessoas nos cinco dias de feira, para conhecer os produtos e serviços dos mais de 160 expositores de diversos segmentos, como roupas, calçados, decoração, tecnologia, veículos, beleza, maquinários, alimentação, agronegócio, saúde, capacitações, conhecimento, entre outros.
Para trazer soluções práticas, com ideias inovadoras e assertivas, participam das palestras master, os especialistas de renome nacional: Camila Farani, Natália Beauty, Felipe Titto e João Kepler. Essas palestras são pagas, mas a Arena do Conhecimento também terá uma programação gratuita com os workshops e mesas-redondas sobre diversas temáticas, como vendas, estética, turismo, saúde, agronegócio e empreendedorismo feminino.
De acordo com a Aciara, são esperadas cerca de 40 mil pessoas nos cinco dias de feira
Segundo a superintendente de Industria e Comércio de Paraíso, Mariana Fernandes, o conhecimento obtido em Araguaína será usado na cidade
São mais de 160 expositores de diversos segmentos, como roupas, calçados, decoração, tecnologia, veículos, beleza, maquinários, alimentação, agronegócio, saúde, capacitações, conhecimento, entre outros