Parceria prevê compartilhamento de dados e de sistemas operacionais entre Polícia Rodoviária Federal e ASTT que serão suporte para o serviço de segurança nas ruas
Por: Adriana Santana | Foto: Marcos Sandes/Ascom
O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, assinou nessa terça-feira, 7, um ACT (Acordo de Cooperação Técnica) com a PRF (Polícia Rodoviária Federal). O acordo vai garantir maior integração entre as esferas da segurança pública, fortalecendo o trabalho de segurança no trânsito do Município, realizado pela ASTT (Agência de Segurança, Transporte e Trânsito).
Com a parceria será possível o compartilhamento de dados, serviços, doações e capacitações, além da integração aos sistemas operacionais que darão suporte às ações desenvolvidas pelos agentes de trânsito na cidade.
“Esse acordo de cooperação é um reforço ao trabalho já realizado pela nossa agência. Ficamos felizes com a disponibilidade da PRF em compartilhar conosco o sistema utilizado por eles que trará mais agilidade, mais segurança à população, contribuindo com a diminuição da criminalidade em Araguaína”, destacou Wagner.
Sistema integrado
A PRF compartilhará gratuitamente com o Município três sistemas, que são: o DAT (Declaração de Acidentes de Trânsito), o Boletim de Acidentes de Trânsito e o Boletim de Ocorrência Policial. As ferramentas serão suporte para o serviço diário dos agentes e guardas de trânsito.
“É uma grande satisfação para nossa instituição contribuir com o excelente trabalho que é desempenhado em Araguaína, objetivando sempre o bem-estar da população local. Esses sistemas vão dar maior eficiência ao serviço local e trarão mais segurança nas ruas”, destacou o superintendente estadual da PRF, Almir Eustaquio.
A previsão é de que os sistemas comecem a ser utilizados ainda no primeiro semestre deste ano.
Trânsito mais seguro
Desde 2013, a Prefeitura vem investindo em mobilidade, acessibilidade e segurança no trânsito de toda a cidade, com a reconstrução de vias, pavimentação de mais de 700 quilômetros, sinalização, implantação de calçadas acessíveis, ciclovias e remanejamento do sentido de algumas ruas e avenidas.
Além disso, as ações de educação para o trânsito e implantação de redutores de velocidade em pontos críticos vêm colaborando para a redução do número de infrações na cidade.