Município pretende vacinar 95% das 11 mil crianças menores de 5 anos, com a campanha que iniciou no dia 8 de agosto, foram alcançadas 32,66% dessa meta
Giovanna Hermice | Fotos: Marcos Sandes Filho/Ascom
As creches e escolas de Araguaína vão receber os profissionais da saúde até o dia 19 de outubro, ao todo serão 40 locais contemplados. A imunização contra paralisia infantil seguirá nas UBS até alcançar a meta.
“No início de cada campanha temos uma maior procura, mas depois os números vão caindo, por isso a Saúde em parceria com a Secretaria da Educação está nas escolas nos horários de entrada e saída dos alunos para alcançarmos a cobertura”, informou o técnico de enfermagem Thiago Magalhães.
O Município pretende vacinar 95% das 11 mil crianças menores de 5 anos, com a campanha que iniciou no dia 8 de agosto, foram alcançadas 32,66% dessa meta, chegando ao número de 3.655.
Baixa procura
A cabeleireira Midiane Oliveira foi uma das mães que levou o filho de 4 anos na sala da creche reservada para a vacinação. “Fiquei sabendo ontem no grupo da escola e achei muito interessante, além de trazer facilidade para os pais que não tiveram como levar os filhos no postinho”.
Com essa estratégia, o Município consegue uma média de 20 a 70 alunos vacinados em cada creche. Nesta última quarta-feira, 21, os profissionais da saúde estiveram no período matutino e vespertino no CEI (Centro Educacional Infantil) Joaquina da Mota, localizada no Setor Vila Ribeiro.
O deslocamento dos profissionais da saúde para as creches da cidade e nas escolas da zona rural foram iniciadas neste mês. “A estratégia de imunização tem como intuito alcançar a cobertura vacinal da campanha e ainda atender as crianças que por algum motivo não foram levadas até as unidades", disse a diretora de Imunização de Araguaína, Samilla Braga.
Araguaína vem intensificando a campanha de vacinação contra a poliomielite, voltada para proteger as crianças menores de 5 anos da paralisia infantil. Além de atenderem nas UBS (unidades básicas de saúde), as equipes de imunização também estão atualizando os cartões de vacina nas creches e escolas da cidade e da zona rural.
Programação
Dia 22 (quinta-feira)
CEI Edilia de Morais (Bairro Cimba);
CEI Professora Lusineide dos Santos Nascimento (Monte Sinai);
CEI Cora Coralina (Setor Costa Esmeralda);
Assentamento Chaparral (zona rural).
Dia 23 (sexta)
CEI Municipal Prefeito João Batista de Jesus Ribeiro (Nova Araguaína);
CEI Arnon Ferreira Leal (Conjunto Patrocínio);
CEI Criança Esperança (Bairro Senador).
Dia 26 (segunda-feira)
CEI William Castelo Branco (Vila Santiago);
Povoado Pilões (Zona Rural).
Dia 27 (terça-feira)
Povoado Cajú Manso (zona rural).
Dia 28 (quarta-feira)
Povoados Gurguéia e Alpercata (zona rural).
Dia 29 (quinta-feira)
Escola Municipal Santa Rosa (Água Amarela);
Assentamento Três Riacho (Zona Rural).
Dia 5 (quarta-feira)
Assentamento Manoel Alves (zona rural).
Dia 6 (quinta-feira)
Projeto de Assentamento Paraíso (zona rural).
Dia 10 (segunda-feira)
Creche Municipal José Xavier.
Dia 19 (quarta-feira)
Projeto de Assentamento Caracol e Levinha (zona rural).
Nesta última quarta-feira, 21, os profissionais da saúde estiverem no CEI (Centro Educacional Infantil) Joaquina da Mota, unidade localizada na Vila Ribeiro