Consultas médicas e odontológicas, vacinação e outros serviços voltam a ser oferecidos. A UBS manterá os atendimentos a casos gripais em espaço restrito da unidade.
Por: Adriana Santana | Foto: Marcos Sandes
A partir da próxima segunda-feira, 21, a UBS (Unidade Básica de Saúde) José de Souza Rezende, no Setor Alto Bonito, retomará o atendimento do Programa Estratégia Saúde da Família. A unidade, que é referência para casos suspeitos de covid-19, manterá o atendimento às pessoas com sintomas gripais em local restrito. O retorno dos serviços à população em geral na UBS é pela redução na procura por atendimento a casos suspeitos de covid.
“Reiniciaremos o atendimento à população em geral, mas, não deixaremos de atender os pacientes com suspeita de covid ou influenza. Preparamos uma entrada exclusiva para receber as pessoas com esses sintomas e garantir a segurança dos demais pacientes”, explicou a superintendente da Atenção Básica, Thaize Helena Cordeiro.
Além do Setor Alto Bonito, a UBS é referência também para parte dos moradores dos setores Carajás, Jardim Paulista, Eldorado, Vila Bragantina, Parque Bom Viver, Itaipu, Palmas, Santa Terezinha, Santa Luzia, Residencial Camargo, Tiúba, Céu Azul, Vila Nova, Vitória e Cazarotto.
Serviços
Os serviços que serão retomados na unidade são as consultas médicas, de enfermagem, odontológicas, visitas domiciliares, atividades educativas, prevenção do câncer de colo do útero (PCCU), teste do pezinho, imunização, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, avaliação antropométrica, curativos, retirada de pontos, nebulização e administração de medicamentos.
Atendimento com hora marcada
O atendimento para demandas do Programa Estratégia Saúde da Família será realizado por agendamento com data e horário específico para cada paciente para evitar aglomeração. No caso das consultas médicas e de enfermagem, a média de agendamentos será de 100 pacientes por dia.
“Pedimos a colaboração dos pacientes que por favor façam seus agendamentos, nesse primeiro momento direto na unidade e que cumpram os horários e dia marcados para que não tenha problema no atendimento, afinal, toda logística é para garantir a segurança de todos contra a covid”, destacou a superintendente.
Os serviços que funcionarão por agendamento são as consultas médicas, de enfermagem e odontológicas. Já os demais atendimentos como vacinas, aferição de pressão, curativos e outros não precisam ser marcados previamente. A unidade voltará ao horário normal de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.