Por Adriana Santana | Fotos: Marcos Sandes/Ascom
Nesta quinta-feira, dia 10, será realizada uma capacitação para servidores públicos no campus da UFNT. Na sexta-feira, 11, panfletagens para a população também abordarão o tema na Praça das Bandeiras, às 17 horas
A Prefeitura de Araguaína e o Graada (Grupo de Articulação para o Desenvolvimento de Ações Antirracistas) realizarão nesta quinta e sexta-feira, 10 e 11, novas ações dentro do 1º Ciclo In-formativo Antirracista - Araguaína diz não ao Racismo. O objetivo do movimento, iniciado em julho deste ano, é promover o debate e a reflexão sobre as diversas manifestações de racismo na cidade.
Na quinta-feira, uma capacitação reunirá mais de 100 servidores de diversas secretarias do Município e outros órgãos, das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas, no anfiteatro da UFNT (Universidade Federal do Norte do Tocantins), no Setor Cimba. Já na sexta-feira, várias pessoas envolvidas no projeto se reunirão na Praça das Bandeiras, no Centro, às 17 horas, para uma ação educativa com entrega de panfletos e outras atividades.
“Estamos satisfeitos com a repercussão e envolvimento de todos neste primeiro ciclo de informações antirracistas. Além desses próximos dois dias de capacitação e disseminação de conhecimento, teremos mais um evento, ainda este mês, já iniciando as comemorações pelo Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro”, destacou a diretora interina de Políticas Públicas Setoriais da Secretaria da Assistência Social, Rhaíssa da Rosa.
Outras ações
O primeiro encontro do ciclo foi promovido na UFNT no dia 18 de julho e abordou o racismo e a diversidade étnico-racial em todas as esferas da sociedade. A reunião teve a participação da Diretoria de Políticas Públicas Setoriais, da Diretoria de Proteção Social Básica e Diretoria de Proteção Social Especial de Araguaína, professores da UFNT, psicólogos, antropólogos e representantes da Nuamac (Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas) da Defensoria Pública do Tocantins.
Além deste, encerrando o Agosto Lilás, a palestra “Violência Contra a Mulher Negra", com a condução do Coletivo Julho da Pretas, reuniu estudantes, professores e a comunidade em geral no auditório do Centro Universitário Unitpac em Araguaína.
Unidos contra o racismo
Todas as ações são articuladas pela Secretaria da Assistência Social e pelo Graaada, que é formado pela Anca (Associação Negra Cor de Araguaína), Cepir (Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial), NEAF-UFNT (Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares da África e dos Afro-brasileiros), Coletivo Julho das Pretas, Alagbara (Articulação de Mulheres Negras e Quilombolas do Tocantins), Neuza (Núcleo de Pesquisa e Extensão em Saberes e Práticas Agroecológicas) e Gpencanto (Grupo de Pesquisa em Religião e Cultura Popular no Tocantins).