Obras que reduzirão os riscos de inundações serão implantadas nas nascentes do Córrego Neblina, nos setores Bela Vista, Vila Goiás e Vila Santiago. Propostas das empresas serão recebidas até às 8h30 do dia 21 de março
Por Mara Santos | Fotos: Marcos Sandes/Ascom
Está em andamento, junto à Superintendência de Licitações da Prefeitura de Araguaína, o processo de concorrência internacional do tipo menor preço global para execução de obras de infraestrutura. Com recebimento das propostas até às 8h30 do dia 21 de março e abertura dos envelopes a partir das 9 horas da mesma data, o contrato prevê a implantação de três bacias de detenção na cabeceira do córrego Neblina e obras complementares.
A obra é estimada em R$ 14,1 milhões e será executada com investimento oriundo do financiamento junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina – CAF para o Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína. O prazo de vigência do contrato será de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período. A previsão do prazo de conclusão das obras é de oito meses após o início do serviço.
O edital está disponível no site da Prefeitura (https://cpl.araguaina.to.gov.br/Licitacao). Os interessados em participar do processo podem obter mais informações por meio do telefone 3411-7004 ou pessoalmente, na sala da Comissão Permanente de Licitação, localizada na Avenida José de Brito, n° 728, em horário comercial.
Obras previstas
Além das três bacias de detenção, que serão implantadas nos setores Bela Vista, Vila Santiago e Vila Goiás, a empresa vencedora deverá executar os serviços de terraplenagem, drenagem profunda e iluminação pública dessas bacias.
As obras visam reduzir a exposição da população ao risco de inundações, minimizar os problemas de erosão e sedimentação, proteger a qualidade ambiental e o bem-estar social. Dessa forma, irão sanar parte das dificuldades de mobilidade encontradas pelos moradores, além de contribuir para o melhor desempenho dos serviços sociais existentes na região.
Os serviços serão executados seguindo às seguintes etapas: serviços preliminares (implantação de canteiro, ligações provisórias e placas de obras), administração local (equipe técnica e mobilização de equipamentos), terraplenagem, bacia de detenção, obras complementares – drenagem.
Critérios de avaliação
Para a escolha da empresa a ser contratada serão observados critérios como efetividade (capacidade da contratada em executar as metas estabelecidas no tempo hábil acordado), economicidade (capacidade de promover os resultados esperados com o menor custo possível), prazo exequível (capacidade de oferta das condições necessárias para a realização do projeto) e qualificação técnica (comprovação de aptidão para desempenho de atividade compatível em características, quantidades e prazo com o objeto da licitação).
Cidade que não para
Também está em andamento o processo licitatório para canalização, rede de drenagem, pavimentação em CBUQ e sinalização vertical e horizontal em diversos setores de Araguaína por onde passa o córrego Baixa Funda.
A primeira etapa do projeto conta com um orçamento na ordem de R$ 29,9 milhões, sendo diretamente beneficiada uma população estimada em 6 mil moradores, dos bairros Santa Luzia, Residencial Camargo, Santa Terezinha, Setor Itaipu, Carajás, Setor Palmas, Eldorado, Tiúba, Vila Bragantina e Parque Primavera.
As propostas devem ser entregues até às 8h30 do dia 28 de março, com abertura dos envelopes a partir das 9 horas da mesma data. O edital n° 008/2021 está disponível no no site da Prefeitura (https://cpl.araguaina.to.gov.br/Licitacao).
Já foram implantadas duas bacias de detenção na cidade, uma no Parque Cimba, que forma o lago; e a outra construída no trajeto da Via Norte, concluída em janeiro deste ano, que já estão contribuindo para reduzir o impacto das chuvas, que têm sido intensas.