Dentre os cursos oferecidos pelo CAPS AD 3 (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas) estão Marketing Pessoal e Educação Financeira
Por Giovanna Hermice - Foto: Marcos Sandes/Ascom
Durante o período em que o CAPS AD 3 (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas) completa 10 anos de serviços prestados à comunidade, serão realizadas capacitações de Marketing Pessoal, Educação Financeira, Informática Básica e Elaboração de Currículo Profissional. A iniciativa começou nesta segunda-feira, 17, e segue até o dia 21 de outubro, sexta-feira.
No primeiro dia de capacitação, os acolhidos receberam orientações sobre finanças, como o planejamento financeiro, renegociações, investimentos e outros. “Com exemplos práticos da minha vida, mostrei como organizo meu salário, contas, compras, destacando o quanto é essencial cuidar bem do dinheiro, afinal a falta de administração traz consequências negativas”, explicou o professor de finanças Gilberto Silva.
Formação social
O evento irá contribuir com o tratamento e reinserção social de 30 pacientes atendidos. “Além de tratar a dependência química, consideramos cursos essenciais para a eficácia do tratamento. Por meio da educação e do trabalho podemos gerar autonomia e oferecer mais perspectiva de vida para eles”, explicou o assistente social e pedagogo do CAPS AD III, Getúlio Júnior.
O Município é parceiro do evento intitulado como a 1ª SECAP (Semana de Capacitação Profissional), iniciativa da Associação de Formação Social, composta por 14 servidores e três pacientes do CAPS AD 3. Para ministrar as qualificações, também conta com a participação de profissionais voluntários da iniciativa privada.
Oportunidade
Para o acolhido Murilo José Albuquerque, de 33 anos, a oportunidade de aprender pode contribuir muito para o tratamento. “Estou há dois anos sendo acompanhado pelo CAPS e sigo tentando me livrar das drogas e do álcool, esses momentos de conhecimento me deixam mais motivado para não desistir de ser melhor e livre”.
Serviço especializado
O CAPS AD 3 fica localizado no Setor Central, na Rua Doze de Outubro, nº 435, e funciona todos os dias das 7 às 19 horas. A unidade atende pacientes por meio do SUS (Sistema Único de Saúde). Ao todo, são 3.400 usuários cadastrados de Araguaína e de mais 17 municípios, e desses 1.900 estão ativos.
O local atende todas as faixas etárias que precisam de tratamento aos transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas. Muitos precisam passar por um processo de desintoxicação que dura em regime de acolhimento de 24 horas por um período de 24 horas.
Na unidade, há oito dormitórios disponíveis e uma equipe multidisciplinar para acompanhar o paciente. Além das oficinas, também é ofertado atendimento psicológico, de psiquiatria, pedagogia, assistência social e atividades terapêuticas.
Programação
Dia 18 (terça-feira)
8h30 – Palestra: Como elaborar um currículo.
Dia 19 – (quarta-feira)
8h30 – Palestra: Como se portar em uma entrevista de emprego.
Dia 20 – (quinta-feira)
8h30 – Palestra: Marketing Pessoal.
Dia 21 – (sexta-feira)
8h30 – Cerimônia de entrega dos certificados de conclusão dos cursos e comemoração dos 10 anos de serviços do CAPS AD 3.
"Esses momentos de conhecimento me deixam mais motivado para não desistir de ser melhor e livre", destacou Murillo