Neste sábado, 2, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A unidade mantida pela Prefeitura de Araguaína fornece diversos serviços em saúde, educação e assistência social aos pacientes
Por Marcelo Martin - Foto: Marcos Sandes/Ascom
Neste sábado, 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Em Araguaína, a Clínica-Escola Mundo Autista, criada pela Prefeitura, é a única instituição pública de saúde, educação e de assistência social do Estado do Tocantins para diagnosticar e atender pacientes diagnosticados com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Atualmente, a unidade atende de modo gratuito 454 pacientes entre crianças, adolescentes e jovens com idade de 2 a 21 anos, com o espectro autista.
A clínica fornece atendimento com enfermeiro, assistente social, médico psiquiatra, neuropediatra, fonoaudiólogo, odontólogo, fisioterapeuta, psicólogo e psicopedagogo. Dentre os serviços oferecidos estão técnicas modernas como terapia ABA (Applied Behavior Analysis), Teacch (Treatment and Education of Autistic and related Communication-handicapped Children), arteterapia, musicoterapia, estimulação precoce, educação física e neuropsicopedagogia.
Como ter acesso?
O diretor da clínica, Jocirley de Oliveira, explica que há três modos para o araguainense se tornar paciente no local. “Há encaminhamentos das escolas e por profissionais da saúde, sendo público ou privado. Quando existe suspeita, esses pacientes são encaminhados para cá, onde passam por um rigoroso protocolo de avaliação multiprofissional. Também há possibilidade dos pais ou responsáveis terem a suspeita e agendarem uma consulta”.
Para atendimento em uma UBS (unidade básica de saúde), o morador deve solicitar o agendamento por meio do 0800 da Saúde (0800 641 2200) ou ir até a unidade. Caso já haja forte indício, o contato da Clínica-Escola Mundo Autista para agendar atendimento é 3413 2586 ou 3415 2724.
Referência nacional
Em 2019, a clínica recebeu o Prêmio Nise da Silveira, entregue pela Câmara dos Deputados, após uma votação em que concorreram outras 50 unidades do País e premiou o trabalho de excelência realizado pela instituição.
Em 2020, foram realizados 29.612 atendimentos de saúde, educação e assistência social. Em 2021, foram realizados 64.943 atendimentos. Até o momento, a Prefeitura de Araguaína é a única mantenedora da instituição, que tem uma folha salarial de quase R$ 300 mil.
Dentre os serviços oferecidos estão técnicas modernas como arteterapia, musicoterapia, estimulação precoce, educação física e neuropsicopedagogia