Evento da Prefeitura de Araguaína contou vários atendimentos de assistência social e saúde, no último dia 11, como terapia ocupacional, banho solidário, entrega de kits de alimentação, higiênico e roupa limpa, e consultas médicas e odontológicas
Por Emílio Lopes - Foto: Charles Michael/Ascom
“Parei de consumir álcool e drogas e só fico na rua porque não tenho casa e nem renda fixa. Sou grato à equipe que cuida bem da gente”, afirmou o maranhense Rubens Siqueira da Silva, de 46 anos, mais conhecido como papagaio. O homem é uma das 35 pessoas em situação de rua que foram atendidas pela Prefeitura de Araguaína no último dia 11, por meio do Projeto Banho Solidário, que fica na Praça das Bandeiras.
A ação contou com vários serviços oferecidos pelas secretarias da Assistência Social e Saúde, como terapia ocupacional, banho solidário, entrega de kits de alimentação, higiênico e roupa limpa. Também teve participação da equipe do Consultório na Rua, que realizou consultas de enfermagem, medidas antropométricas e verificação de sinais vitais. Já a equipe do Odontomóvel deu orientações e distribuiu kits de higiene bucal e fez atendimentos odontológicos.
A ação social teve ainda culto ecumênico com o pastor Odilon Lima Cabral, representante da Assembleia de Deus Cadetins, e o padre Miguel, representante da Igreja Católica Sagrado Coração de Jesus.
Objetivo da Ação Social Solidária
A diretora da Proteção Social Especial, Jocélia Alves, afirmou que o objetivo da ação social também é promover momentos de interação e fortalecimento de vínculos entre os usuários e colaboradores dos serviços sociais e de saúde. “Nesta ação, proporcionamos momento de imersão com terapeuta ocupacional com a finalidade de despertar a reflexão no histórico de vida dos usuários, para que estes não sejam reféns de seus traumas”.
Estrutura de funcionamento
O Quiosque do Banho Solidário fica na Praça das Bandeiras e possui a estrutura com 2 dois banheiros, sendo atualmente aberto das 8 às 14 horas, durante os sete dias da semana. O quadro de servidores do serviço é composto por assistente social, pedagogo e auxiliares de serviços gerais.
Já a equipe do Odontomóvel deu orientações e distribuiu kits de higiene bucal e fez atendimentos odontológicos
O objetivo da ação social também é promover momentos de interação e fortalecimento de vínculos entre os usuários e colaboradores dos serviços sociais e de saúde