Operação da ASTT, Guarda Municipal e Demupe, junto a outras forças de segurança da cidade, realizaram blitzen e rondas nas principais ruas e avenidas do centro e demais bairros
Por Marcelo Martin - Foto: Marcos Sandes/Ascom
O feriado de carnaval em Araguaína teve reforço na segurança para reduzir acidentes de trânsito e outras ocorrências, além de garantir o cumprimento das medidas sanitárias contra a covid-19 previstas no Decreto Municipal 103/22. Do dia 25 de fevereiro até o dia 2 de março, foram realizadas blitzen e rondas nas principais ruas e avenidas da cidade. Dentre as abordagens da operação foram aplicadas 3 autuações por embriaguez ao volante e uma interdição comercial.
O representante comercial Layon Oliveira Fé, que mora no Setor Tereza Hilário, passou tranquilo por uma das barreiras da lei seca e aprovou a ação. “É bacana, é um trabalho importante porque na festividade de carnaval muitas pessoas bebem e dirigem, então é preciso conscientizar. A lei tem que ser cumprida e a gente precisa ser exemplo”, afirmou.
A Operação Carnaval foi realizada conjuntamente pela ASTT (Agência de Segurança, Transporte e Trânsito), Guarda Municipal, fiscais municipais sob coordenação do Demupe (Departamento de Posturas e Edificações), Detran/TO (Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins), Corpo de Bombeiros, SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), e das polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal.
Trânsito mais seguro
As blitzen foram montadas em diferentes horários e em cinco pontos de Araguaína: Marginal Neblina, no Setor Anhanguera; Avenida Filadélfia, no Setor Oeste; Rua São Cristovam, no Raizal; Avenida São Francisco; no Setor Araguaína Sul; e Rua Sadoc Correa, no Centro.
Foram abordados 215 motocicletas e 163 automóveis, e desses 125 condutores foram autuados, sendo ainda 18 motocicletas e 4 automóveis removidos. Nas abordagens com teste de bafômetro, foi autuado 1 condutor por testagem positiva para uso de álcool ao volante e outros 2 motoristas por se recusarem a se submeter ao teste. Não fazer a verificação, quando solicitada, implica em multa e suspensão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Proteção contra a covid-19
Já dentre a fiscalização às festas particulares, o Demupe interditou um estabelecimento comercial e expediu vários autos de infração por perturbação ao sossego. O estabelecimento flagrado descumprindo as regras sanitárias contra a covid-19 não poderá funcionar por três dias.
O representante comercial Layon Oliveira Fé, que mora no Setor Tereza Hilário, passou tranquilo por uma das barreiras da lei seca e aprovou a ação
O Demupe interditou um estabelecimento comercial e expediu vários autos de infração por perturbação ao sossego