Programação realizada pela Prefeitura de Araguaína contou com shows de DJ Charles e banda Swing do Negão. Estrutura do Município tem ainda atendimento médico, fiscalização ambiental e patrulhamento da Guarda Municipal
Por Marcelo Martin - Foto: Marcos Sandes/Ascom
O primeiro fim de semana da Temporada Garimpinho 2022 foi cheio de atrações, com música do DJ Charles e banda Swing do Negão, o 1º Desafio de Mountain Bike e ainda comidas típicas dos ribeirinhos no Festival Gastronômico de Araguaína. As apresentações serão realizadas durante todos os finais de semana do mês de julho.
O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, prestigiou os eventos e falou sobre a importância de movimentar o turismo na região do Araguaia. “Talvez seja a maior riqueza que temos em Araguaína se tratando de turismo e estamos dando apoio à iniciativa privada com toda infraestrutura da Prefeitura, para trazer cada vez mais turistas para cá. Esse movimento vai gerar mais oportunidade e o recurso fica na cidade”, afirmou.
Ecoturismo e adrenalina
O 1º Desafio de Mountain Bike foi pela Rota dos Cristais, um percurso de 35 km com muitas subidas e descidas de tirar o fôlego mesmo dos competidores experientes. O percurso leva o nome devido aos pedrais que enfeitam a paisagem da Boca Feia, região onde havia antigamente havia um garimpo de minerais preciosos.
A Prefeitura disponibilizou R$ 14.400 para premiação dos cinco primeiros colocados das categorias Open Masculino e Feminino, e Master Masculino e Feminino. Jean Carlos Cardoso, o Jean Bala, chegou em 1º lugar na categoria Master Masculino e disse estar feliz por competir em casa. “Tivemos competidores do Pará, Maranhão e outras cidades do Tocantins disputando uma prova muito dura e é sempre importante a gente ter a vantagem do calor dos amigos”.
Comidas diferenciadas
O inédito Festival Gastronômico de Araguaína – Etapa Garimpinho impressionou pelas comidas típicas dos ribeirinhos. Entre o que foi oferecido estava o tradicional o caldo de chambiri, pastel e casquinha de cari acompanhado de uma geleia de abacaxi com pimenta, bolinho de surubim, peixe assado na folha de bananeira e linguiças de arraia e do peixe cuiú-cuiú.
O empresário araguainense Thiago Cerneck provou de tudo um pouco para conhecer mais da culinária local. “O cari, eu não tinha comido na vida e ficou bom demais, melhor da noite. São comidas que a gente só descobre se vier”, afirmou.
A dona da receita e cozinheira, Marluce da Costa, contou que a escolha foi uma aposta. “Foram 15 kg de cari e não deu para quem quis. É tradicional fazer o molho do cari, mas nós nunca tínhamos feito o pastel”.
Serviços
Durante todo mês de julho, turistas e moradores do povoado têm atendimento médico, fiscalização ambiental e patrulhamento. A segurança dos eventos e das praias é realizada pela Guarda Municipal de Araguaína, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Além disso, o trabalho de fiscalização ambiental contribui a manter as praias limpas e sem pesca predatória para conservação da fauna e flora do Rio Araguaia.
Classificação do 1º Desafio de Mountain Bike
Open Masculino
1 – Vitor Firmino Branco
2 – Maykon Wermerson do Nascimento
3 – Fabrício Barcelos Jacinto
4 – Pablo Rafael Monteiro
5 – Kennedy Santos Lemos
Open Feminina
1 – Weslla Aguiar Batista
2 – Aline Martins Lima
3 – Ana Paula Marques Alcantara
4 – Thaysnara Miranda Martins
5 – Raiza Costa Lima
Master Masculino
1 – Jean Carlos Cardoso
2 – Jean Pereira Rodrigues
3 – Adriano Elciro de Castro
4 – Ademir Ruas da Silva
5 – Walter Marquezan Filho
Master Feminina
1 – Aliciana Maria Pereira da Silva
2 – Francisca Alaecia Nunes Pereira
3 – Nazaré Alves da Silva Oliveira
Programação Garimpinho 2022
Dia 15 (sexta-feira)
17h - Pit stop ecológico.
Dia 16 (sábado)
21h – Banda Forró de Mel;
22h30 – Dj Jacob.
Dia 23 (sábado)
22h – Banda The Norths.
Dia 29 (sexta-feira)
17h - Gincana Ecológica;
18h – Sarau Ambiental.
Dia 30 (sábado)
17h – Gincana Ecológica;
18h – Sarau Ambiental!
21h - Dj Jacob;
22h30 – Vitinho Sanfoneiro.
Agosto
Dias 20 e 21 (sábado e domingo)
Torneio de Pesca.
*Programação sujeita a alterações.
Comidas típicas dos ribeirinhos chamaram atenção durante o Festival Gastronômico, como o pastel de cari acompanhado de geleia de abacaxi com pimenta, o bolinho de surubim, o peixe assado na folha de bananeira e as linguiças de arraia e do peixe cuiu-cuiu
A Prefeitura disponibilizou R$ 14.400 para premiação dos cinco primeiros colocados das categorias Open Masculino e Feminino, e Master Masculino e Feminino
As apresentações serão realizadas durante todos os finais de semana do mês de julho