Por Ricardo Sottero | Foto: Marcos Sandes/Ascom
Equipe formada por quatro profissionais oferece os mesmos serviços da rede de atenção básica
Em 2022, a equipe do Programa Consultório na Rua, da Secretaria da Saúde de Araguaína, atendeu uma média de 120 pessoas que frequentam a Praça das Nações, Praça das Bandeiras, Feirinha e Mercado Municipal e que estão em situação de rua e vulnerabilidade social. Ao todo, elas receberam 385 atendimentos, sendo a maioria em consultas médicas, encaminhamentos para as unidades básicas de saúde e demandas odontológicas.
O técnico em enfermagem do programa, Jhon Magno, lembra que, em algumas situações, há um pouco de resistência por parte das pessoas, porque é um serviço novo, com pouco mais de um ano de atividade, mas com o tempo os profissionais passaram a ser mais bem recebidos. “É um serviço de grande valia, pois proporciona o acesso à saúde para uma população que, por diversas razões, não busca a rede de atenção básica de atendimento”.
Uma atenção especial
Rosa Maria, de 48 anos, mora na rua desde que a mãe morreu. Apesar de ter uma irmã mais velha e uma prima, ela não tem proximidade com os familiares e acaba dormindo e convivendo com outras pessoas nos espaços públicos, como o Mercado Municipal. Ela conta que a visita dos profissionais do Consultório na Rua é um momento feliz para ela, principalmente porque recebe as orientações para conseguir o remédio para tratar a pressão alta.
“Eu me sinto ótima quando o pessoal aparece, eles chegam perto de mim, conversam comigo, perguntam como eu estou, eles são gente boa! Ninguém pode esnobar ninguém”, disse Rosa.
Atendimento completo
Neste ano, a equipe do Consultório na Rua realizou 656 procedimentos, os mesmos serviços que hoje são ofertados na atenção básica, como verificação dos sinais vitais, glicose, medição do corpo, aferição de pressão, peso e altura. A equipe também acompanha a aplicação de medicação supervisionada e ainda entrega kits de higiene pessoal com escova de dente, creme dental, fio dental, pente, desodorante, creme para cabelo e shampoo.
Jhon Magno ressalta que a equipe ainda dá suporte para pacientes que frequentam o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e outros órgãos de atendimento especializado em saúde. “Fazemos o direcionamento dessas pessoas para esses serviços e para a UBS mais próxima do paciente para consulta médica, quando necessário. Também fazemos encaminhamentos odontológicos, consulta de enfermagem e consulta com assistente social”.
O Programa Consultório na Rua interage com o Banho Solidário, programa da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Habitação que trabalha com o mesmo público-alvo, para troca de informações.
Primeiros cuidados
Ainda durante o atendimento no Mercado Municipal, a equipe deu o primeiro atendimento para um problema de pele que o João Santana Adriano da Silva apresentou depois que teve contato com água contaminada. Os profissionais fizeram uma limpeza nas duas pernas e combinaram com o João uma consulta na UBS (Unidade Básica de Saúde) no dia seguinte. “O pessoal aqui me ajuda bastante, estão me fortalecendo. Eles cuidam muito bem da gente”.
Equipe multiprofissional
O programa conta com quatro profissionais: técnico de enfermagem, enfermeira, assistente social e um agente social. Araguaína é a segunda cidade do Tocantins a implantar o Consultório na Rua.
A equipe atua das 7 às 13 horas, de segunda à sexta-feira, e até às 18 horas faz o atendimento por meio do telefone institucional (63) 9 9940-3855 para sanar dúvidas e dar mais orientações para a população sobre as pessoas em situação de rua.
O técnico em enfermagem do programa, Jhon Magno, lembra que, em algumas situações, há um pouco de resistência por parte das pessoas, porque é um serviço novo, com pouco mais de um ano de atividade, mas com o tempo os profissionais passaram a ser mais bem recebidos. “É um serviço de grande valia, pois proporciona o acesso à saúde para uma população que, por diversas razões, não busca a rede de atenção básica de atendimento”.
Uma atenção especial
Rosa Maria, de 48 anos, mora na rua desde que a mãe morreu. Apesar de ter uma irmã mais velha e uma prima, ela não tem proximidade com os familiares e acaba dormindo e convivendo com outras pessoas nos espaços públicos, como o Mercado Municipal. Ela conta que a visita dos profissionais do Consultório na Rua é um momento feliz para ela, principalmente porque recebe as orientações para conseguir o remédio para tratar a pressão alta.
“Eu me sinto ótima quando o pessoal aparece, eles chegam perto de mim, conversam comigo, perguntam como eu estou, eles são gente boa! Ninguém pode esnobar ninguém”, disse Rosa.
Atendimento completo
Neste ano, a equipe do Consultório na Rua realizou 656 procedimentos, os mesmos serviços que hoje são ofertados na atenção básica, como verificação dos sinais vitais, glicose, medição do corpo, aferição de pressão, peso e altura. A equipe também acompanha a aplicação de medicação supervisionada e ainda entrega kits de higiene pessoal com escova de dente, creme dental, fio dental, pente, desodorante, creme para cabelo e shampoo.
Jhon Magno ressalta que a equipe ainda dá suporte para pacientes que frequentam o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e outros órgãos de atendimento especializado em saúde. “Fazemos o direcionamento dessas pessoas para esses serviços e para a UBS mais próxima do paciente para consulta médica, quando necessário. Também fazemos encaminhamentos odontológicos, consulta de enfermagem e consulta com assistente social”.
O Programa Consultório na Rua interage com o Banho Solidário, programa da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Habitação que trabalha com o mesmo público-alvo, para troca de informações.
Primeiros cuidados
Ainda durante o atendimento no Mercado Municipal, a equipe deu o primeiro atendimento para um problema de pele que o João Santana Adriano da Silva apresentou depois que teve contato com água contaminada. Os profissionais fizeram uma limpeza nas duas pernas e combinaram com o João uma consulta na UBS (Unidade Básica de Saúde) no dia seguinte. “O pessoal aqui me ajuda bastante, estão me fortalecendo. Eles cuidam muito bem da gente”.
Equipe multiprofissional
O programa conta com quatro profissionais: técnico de enfermagem, enfermeira, assistente social e um agente social. Araguaína é a segunda cidade do Tocantins a implantar o Consultório na Rua.
A equipe atua das 7 às 13 horas, de segunda à sexta-feira, e até às 18 horas faz o atendimento por meio do telefone institucional (63) 9 9940-3855 para sanar dúvidas e dar mais orientações para a população sobre as pessoas em situação de rua.
O morador de rua João Santana Adriano da Silva recebeu um primeiro atendimento para um problema de pele na perna e foi encaminhado para se consultar em uma UBS
A equipe ainda dá suporte para pacientes que frequentam o CAPS e outros órgãos de atendimento especializado em saúde