Atendimento itinerante da Marinha do Brasil na cidade também terá inscrição e emissão da segunda via do título de embarcações
Por Marcelo Martin - Foto: Marcos Sandes/Ascom
Araguaína recebe nesta semana o Projeto Capitania Itinerante da Marinha do Brasil, que leva o atendimento para condutores de embarcações até as cidades. Serão três dias de ação, de 28 a 30 de abril, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na sede do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, que fica na Rua C, nº 2.140, Jardim Santa Mônica.
De acordo com o diretor municipal de Fiscalização Ambiental, Orialle Barbosa, o atendimento será para renovação e inscrição pela primeira vez da CHA (Carteira de Habilitação de Amadores) e inscrição e emissão da segunda via do título de embarcações. “É muito importante que a população esteja apta a pilotar uma embarcação e com a documentação em dia para evitar acidentes e autuações, principalmente por causa da temporada de praia”, afirmou.
Como renovar
Para renovar o documento, que tem validade de 10 anos, é preciso apresentar a habilitação original, cópias dos documentos pessoais (CPF, RG), comprovante de endereço, atestado médico e uma foto. A relação completa dos documentos está disponível no site: www.marinha.mil.br/dpc, assim como a Guia para Pagamento que varia de acordo com o tipo de embarcação. Caso a população não compareça ao local durante o prazo, é necessário se deslocar até Palmas para solicitar a renovação.
Capacitação
Em janeiro, a Marinha ofereceu o Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público. A capacitação habilitou para condução de embarcações públicas e teve a participação de servidores públicos da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar Ambiental, Guarda Municipal de Araguaína, Defesa Civil e Fiscalização Ambiental Municipal.