Ativos da doença na cidade chegam a 220 nesta quarta-feira, 5, e Município disponibiliza doses da vacina em 19 unidades básicas de saúde
Por Thatiane Cunha | Foto: Marcos Sandes/Ascom
O último boletim de acompanhamento dos casos de coronavírus em Araguaína, desta quarta-feira, 5, trouxe 81 novos casos e 220 casos ativos da doença na cidade. O maior número desde o dia 29 de julho, quando foram registrados 71 novos casos de covid no Município.
Nas últimas semanas, os casos passaram de 86 casos ativos no último dia 30 para 220 nesta quarta-feira, 5. Diante do aumento dos números, a Secretaria da Saúde alerta a população da importância de manter a vacinação em dia para que os sintomas sejam leves.
“Temos percebido um aumento na procura por vacinação na última semana, em virtude do aumento de casos de covid. É importante que a população mantenha os cuidados e a vacinação”, lembrou a diretora de Imunização, Samilla Braga.
O Município tem aplicado em média diária 500 a 800 doses de vacinas contra a covid-19 na cidade. Já foram aplicadas mais de 240 mil doses entre primeiras e segundas doses e mais de 15 mil doses de reforços.
Boletim
Em Araguaína, já foram realizados 133.477 testes da covid-19, desses 37.224 foram confirmados com a doença e mais de 95 mil foram descartados. Os números ainda mostram o registro de 558 mortes e 36.446 curados. Ainda seguem suspeitas 10 pessoas e a ocupação de leitos com 51% na UTI (unidade de tratamento intensivo) e com 30% clínicos.
Onde vacinar
A Saúde de Araguaína está aplicando todas as doses da vacina contra covid-19 das fabricantes Pfizer, Astrazeneca e Coronavac em todas as UBS, com exceção da UBS Albeny Soares (Setor Couto Magalhães) e UBS José Rezende (Setor Alto Bonito).
Já o reforço da vacinação com o imunizante da fabricante Janssen, que não está disponível para mulheres grávidas ou puérperas, é realizado em quatro locais: UBS Dr. Francisco (Vila Aliança), UBS Araguaína Sul, UBS JK e em frente à Câmara Municipal.
As UBS Dr. Francisco (Vila Aliança) e a Araguaína Sul atendem em horário ampliado, das 7 às 19 horas, sem intervalo. No Setor Ponte e Distrito Novo Horizonte, o atendimento é das 7 às 13 horas. As demais salas de vacinação estão disponíveis das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.
Tratamento
As pessoas que estiverem com sintomas gripais leves devem procurar a UBS José Rezende, no Setor Alto Bonito. Os casos graves, como falta de ar, devem ser encaminhados para o Hospital Municipal de Campanha, no Setor Jardim das Flores.