Tarde de descontração em uma sorveteria de Araguaína faz parte das atividades comemorativas de fim de ano. Outra turma terá o momento de lazer nesta quarta-feira, 14
Por Adriana Santana - Foto: Marcos Sandes/Ascom
Usuários do Centro-Dia de Araguaína participaram nesta terça-feira,13, de uma tarde de descontração com muito sorvete, em parceria com a Chiquinho Sorveteria. A atividade de lazer faz parte das ações comemorativas de fim de ano na unidade.
Pela primeira vez, Jardel Lima de Moraes, 23, anos, morador do Povoado Água Amarela, visitou a sorveteria. O jovem deficiente físico iniciou as atividades no Centro em julho deste ano. “Eu estou muito feliz em fazer parte da família Centro-Dia e gostei muito de estar aqui tomando esse sorvete, conhecendo esse lugar”, disse o Jardel.
Para a Ana Rosa Fedeli, 53 anos, paciente da unidade desde 2020, o momento trouxe alegria. “Fazia muito tempo que não saia para tomar um sorvete, essa tarde me deixou contente, assim como foi muito bom estar mais esse ano com toda essa turma”, destacou a Ana Rosa.
A tarde com sorvete segue nesta quarta-feira,14, com mais uma turma de usuários do Centro-Dia, a partir das 13 horas, na unidade Chiquinho Sorveteria, localizada na Avenida José de Brito.
Centro-Dia
A unidade é um serviço especializado da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Habitação de Araguaína, por meio da Proteção Social Especial. Desde a inauguração em novembro de 2014 já foram realizados mais de 2.500 atendimentos, com uma média de 360 por ano. Para o atendimento no Centro-Dia, todos os usuários são transportados por um veículo do Município que é adaptado para cadeirantes. Além disso, o veículo também transporta os usuários para outros atendimentos de saúde, como no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas).
O Centro-Dia tem como objetivos trabalhar a inclusão social, independência e oferecer mais qualidade de vida para as pessoas com deficiência. O atendimento é desenvolvido por uma equipe de profissionais, entre psicólogos, cuidadores, assistentes sociais, cozinheira e outros.
“Finalizamos mais um ano de muito trabalho e dedicação a essas pessoas que precisam tanto de atenção e carinho. Este momento é para que eles saiam um pouco da rotina, se socializem em novos ambientes, além de celebrarmos juntos tudo que vivemos neste ano que vamos encerrando para retornarmos motivados para o próximo ano”, destacou a diretora da Proteção Social Especial, Jocélia Alves.
Como ter acesso
Localizada na Rua Ademar Vicente Ferreira, nº 514, no Setor Noroeste, a unidade oferece acompanhamento com psicólogos, assistentes sociais, cuidadores e terapeuta ocupacional para 30 usuários, na faixa etária de 18 a 59 anos, com deficiência física, visual, intelectual e múltiplas. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.
Para ter acesso aos serviços do Centro-Dia é necessário um encaminhamento do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) ou pelo serviço de busca ativa dos assistentes sociais do Município, por demanda espontânea do próprio deficiente ou da família. Os telefones para mais informações sobre os serviços do Centro-Dia são: 99956-3752 e 3415-1305.
"Eu estou muito feliz em fazer parte da família Centro-Dia e gostei muito de estar aqui tomando esse sorvete", disse o jovem
"Fazia muito tempo que não saia para tomar um sorvete, essa tarde me deixou contente", disse Ana