Unidade da Prefeitura, que atende há dois anos, realizou no último dia 8 o primeiro mutirão de cirurgias, com a castração de 40 gatos machos em um único dia
Por Carine Flores - Foto: Marcos Sandes/Ascom
Implantado em outubro de 2020 por meio da Secretaria da Saúde de Araguaína, o Centro de Castração de Cães e Gatos Municipal, atua no procedimento cirúrgico considerado benéfico para a saúde dos animais. De acordo com o médico veterinário e diretor da unidade, Henrique Xisto, a castração proporciona controle das ninhadas indesejadas, e principalmente das zoonoses.
“A castração traz inúmeros benefícios para a saúde do animal. Além disso, é considerada a melhor forma de controle populacional de cães e gatos, o que evita a proliferação de doenças”, explica o diretor Xisto.
Mutirão de cirurgias
De outubro de 2020 a novembro de 2022, o Centro de Castração já realizou 2.526 cirurgias em pets, sendo 537 cães e 1.989 gatos. Visando ampliar os números, no último dia 8 um mutirão de castração foi realizado. Profissionais se prepararam para atender 40 animais em um único dia.
“Realizamos o primeiro mutirão de castração e foi um sucesso. Tutores compareceram na unidade e foram orientados sobre a importância dos cuidados e de manter a vacinação em dia”, ressaltou o diretor do centro.
O morador Cledson Gonçalves foi um dos tutores. Cledson aguardava na lista de espera e disse que o mutirão foi a oportunidade para castrar mais um dos seus pets, o gatinho chamado Tico.
“Castrá-lo faz parte do cuidado que temos com os nossos animais. Assim como os outros, ele faz parte da família e agora vai ficar mais por casa”, disse.
Acompanhando os alunos do curso de medicina veterinária, a professora da UFNT (Universidade Federal do Norte do Tocantins) Ana Paula Coelho Ribeiro falou sobre as experiências obtidas pelos estudantes.
"Hoje foi um dia muito especial pois acompanhamos mais de 40 cirurgias. Cerca de 100 alunos visitam o centro por semana e com as aulas práticas é possível adquirir mais experiência e conhecimento”, disse.
Atendimento da unidade
Tutores interessados em castrar cães e gatos, devem comunicar os agentes de endemias do CCZ- Centro de Controle de Zoonoses, que realizam as visitas domiciliares. O profissional irá preencher uma ficha com todas as informações e encaminhar o pedido até o Centro, que entrará em contato para marcar a cirurgia.
O atendimento é gratuito e destinado às famílias de baixa renda residentes na cidade.
O serviço
Todo o serviço é feito por veterinários e profissionais da saúde do Município de Araguaína. As cirurgias são realizadas diariamente, com parceria da UFNT.
Além das castrações, o atendimento também é voltado para a vacinação antirrábica, que está disponível de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas. O Centro de Castração Municipal fica localizado na Avenida Santa Terezinha, nº 506, no Setor Santa Terezinha.
Em parceria, os acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da UFNT participam das aulas e das cirurgias
"O processo de castração começa com a visita do agente de endemias. É este profissional que lança no sistema o pedido do tutor", explica o diretor