Por Carine Flores | Foto: Marcos Neto/Ascom
Idealizada pelo Cerest com o apoio da Secretaria da Saúde, a campanha em Araguaína visa conscientizar a população sobre os riscos e as principais formas de prevenção do câncer de pele, que hoje é um dos tipos de tumores mais comuns no Brasil
Guarda-chuva, camiseta de manga comprida e protetor solar, é desta forma que a agente de endemias Aldemilia Aparecida se protege do sol. “Não saio de casa sem proteção, passo meu protetor solar todos os dias para ir trabalhar”, disse a agente que trabalha no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Araguaína.
A postura da profissional é um exemplo de autocuidado contra o tipo de câncer mais comum no Brasil, o de pele. Uma doença grave que corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no País, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).
Visando ampliar a conscientização sobre o câncer de pele relacionado ao trabalho, o Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Regional), com o apoio da Secretaria da Saúde de Araguaína, aderiu à Campanha Dezembro Laranja. A primeira atividade foi registrada na última quinta-feira, 1º, na Via Lago, com uma caminhada.
O evento contou com a presença de servidores da Saúde, comerciantes e população em geral. A atividade ao ar livre ainda teve dança, sorteio de brindes e palestras, marcando de forma positiva o início das ações.
“O Cerest atua no cuidado da saúde e no bem-estar dos trabalhadores, e hoje nos reunimos para chamar a atenção da população sobre os riscos e as principais formas de prevenção do câncer de pele”, explicou a coordenadora do Cerest, Lilaléa Alves.
A secretária da Saúde, Ana Paula Abadia, reforçou a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, que aumenta as chances de cura.
“O câncer de pele é o mais comum no Brasil e queremos chamar a atenção da população sobre os riscos. Se diagnosticado no início, o câncer de pele tem 90% de cura, e o Dezembro Laranja traz essa mensagem”, destacou a secretária.
Dezembro Laranja
Idealizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia em 2014, a Campanha Dezembro Laranja visa conscientizar a população sobre os riscos e as principais formas de prevenção do câncer de pele, que hoje é um dos tipos de tumores mais comuns no Brasil.
Mancha na pele, sinal de alerta!
Você sabia que a pele é o maior órgão do corpo humano? E por ser tão importante merece atenção e cuidados. As regiões mais comuns para o aparecimento de carcinoma (tumores malignos que se originam nos tecidos) são as áreas mais expostas ao sol, como rosto, cabeça, pescoço, nariz, lábios e dorso das mãos.
Como prevenir
As orientações dos especialistas em saúde da pele são para evitar a exposição excessiva à radiação solar, principalmente entre 10 e 16 horas. Medidas de proteção também devem ser adotadas, como usar chapéus ou bonés, utilizar óculos escuros para proteger os olhos, passar protetor solar UVA e UVB que tenha um fator de proteção solar (FPS) acima de 30.
Em caso de suspeita ou aparecimento de sinal escuro na pele, com tamanho irregular acompanhados de sintomas como coceira e descamação, o paciente deve procurar atendimento médico na UBS (unidade básica de saúde) mais próximo de casa.
A primeira caminhada da Campanha Dezembro Laranja foi realizada na tarde desta quinta-feira, 1º, na Via Lago