Arrecadação de roupas, calçados e cobertores são recebidas no quiosque do Banho Solidário, localizado na Praça das Bandeiras
Giovanna Hermice - Foto: Marcos Sandes/Ascom
Os araguainenses podem doar roupas, calçados e cobertores às pessoas em situação de rua ou em vulnerabilidade social, que são atendidas pela Secretaria da Assistência Social, por meio do Programa Banho Solidário. O quiosque do serviço está aberto para receber as doações das 8 às 18 horas, todos os dias da semana, inclusive aos feriados.
Mais de 50 pessoas são atendidas pelo Banho Solidário, que proporciona diariamente em média 30 banhos e ainda são entregues para os usuários kits de higiene, contendo shampoo, condicionador, escova de dente, sabonete e pente. Segundo a encarregada do programa, Kelly Paula Araújo, as doações da população são um suporte fundamental aos serviços.
“Após o banho, oferecemos roupas limpas aos usuários e para manutenção desse estoque é essencial a contribuição e solidariedade da comunidade. Pedimos também cobertores, porque com a chegada do período chuvoso, sabemos que a população que vive em situação de rua irá precisar para se proteger do frio”, explicou Kelly.
Mais ações
No próximo dia 7 de dezembro, quarta-feira, das 9 às 13 horas, na Praça das Bandeirras, será oferecido mais serviços aos usuários, no evento “Dia D’Humanizar”. Pela manhã, serão realizados cortes de cabelo, designer de sobrancelha, manicure, pedicure e cuidados na área da saúde física e bucal. por meio do Odontomóvel.
O evento tem como intuito proporcionar um momento de interação e resgate da autoestima. “Muitas vezes esse autocuidado é perdido ao longo da trajetória vivenciada na rua, queremos resgatar a importância desse sentimento”, explicou a diretora interina de Políticas Públicas Setoriais da Secretaria da Assistência Social, Rhaíssa da Rosa.
A expectativa é que as 55 pessoas atendidas pelo Banho Solidário estejam presentes na data. O evento conta ainda com a participação da Equipe do Consultório na Rua, que irá aferir a pressão, verificar a glicose, realizar curativos e encaminhamentos médicos, caso seja necessário.
A iniciativa faz parte do calendário de ações que já beneficiou dezenas de pessoas com o atendimento humanizado, para isso conta com o apoio da Secretaria da Saúde, do Centro de Geração de Renda e a parceria com a iniciativa privada para execução dos serviços de beleza.