Rede de drenagem está recebendo o serviço da Prefeitura com caminhões equipados com hidrojato e sucção a vácuo. Junto à manutenção, um drone está identificando vazamentos e esgotos clandestinos
Por Marcelo Martin - Foto: Marcos Sandes/Ascom
Araguaína iniciou um teste de limpeza da rede de drenagem do município com equipamentos de alta tecnologia, nessa segunda-feira, 9, pelo Setor Jardim das Palmeiras. O serviço inédito da Prefeitura usa caminhões equipados com hidrojato e sucção a vácuo, além de um drone para identificar a saúde dos encanamentos e a existência de esgotos clandestinos.
O prefeito Wagner Rodrigues acompanhou a primeira operação junto com secretários e técnicos municipais. “Nós temos muitos entupimentos na nossa rede de drenagem, o que prejudica o bom funcionamento, causando os alagamentos e danos no asfalto. Esse trabalho é um piloto do que devemos contratar para toda cidade”, afirmou.
Nesta terça-feira, 10, partir das 8 horas, a manutenção será na Avenida Cônego João Lima, no Entroncamento.
Modernização do serviço
São usados dois caminhões, enquanto um possui uma bomba de hidrojato que empurra a sujeira dentro da tubulação, o outro veículo suga o resíduo com uma bomba de sucção a vácuo. Tudo o que é coletado terá destinação correta no aterro sanitário.
Após a limpeza, é inserido pela boca lobo um drone com rodas que possui câmera e lanterna. Por meio de um monitor, o técnico mapeia a rede, identificando a necessidade de manutenção e bloqueio de esgoto clandestino.
“É o mesmo serviço usado em grandes cidades, como Goiânia e Uberlândia. Com esse equipamento conseguiremos alcançar pontos da rede que são de difícil acesso, além de ser muito mais rápido do que a limpeza manual”, afirmou o secretário da Infraestrutura, Frederico Prado.
Ampliação da drenagem
A Prefeitura de Araguaína vem ampliando a rede de drenagem e desde 2013 foram implantados quase 330 km que já resolveram alagamentos em diversos bairros, além de contribuir para aumentar a longevidade do asfalto. Com o lixo e esgoto lançados irregularmente, as bocas de lobo e tubulações entopem, causando transtornos em diversos pontos da cidade.
Para a manter a funcionalidade, a equipe da Secretaria da Infraestrutura realiza manutenções constantes nas bocas de lobo, o que terá mais eficiência com a tecnologia. Durante o período chuvoso, são retiradas mais de três toneladas de lixo por dia.
Após a limpeza, é inserido pela boca lobo um drone com rodas que possui câmera e lanterna. Por meio de um monitor, o técnico mapeia a rede, identificando a necessidade de manutenção e bloqueio de esgoto clandestino
O prefeito Wagner Rodrigues acompanhou a primeira operação junto com secretários e técnicos municipais