Primeiro local beneficiado com a técnica é o canteiro central da Avenida dos Administradores, no Jardim Paulista
Por Mara Santos - Foto: Marcos Sandes/Ascom
O prefeito Wagner Rodrigues, acompanhou na manhã da última sexta-feira, 4, o início do plantio de grama por meio da técnica de hidrossemeadura. O ponto inicial dos trabalhos na cidade foi o canteiro central da Avenida dos Administradores, no Jardim Paulista.
“Plantando dessa forma, evitamos o roubo que já ocorreu com os tapetes em várias regiões da cidade. É um método mais prático e rápido. A estimativa é de que, no prazo de 15 dias, ela já esteja pronta para ser podada”, afirmou o prefeito.
A técnica, com menor custo e maior produtividade, já é comum em outras regiões do país, principalmente no Estado do Rio Grande do Sul.
O plantio realizado nessa sexta-feira funciona como teste e, atingindo o resultado esperado, será utilizada para o plantio em outras regiões da cidade, entre canteiros e áreas que sofrem ou sofreram com algum nível de erosão. Ainda de acordo com o prefeito, a técnica é recomendada e também deverá ser aplicada em locais com inclinação, como taludes.
Hidrossemeadura
A técnica consiste na aplicação hidromecânica (com uso de jato de alta pressão) de sementes misturadas a uma massa pastosa composta por fertilizantes, camada protetora, adesivos e matéria orgânica. A pasta é capaz de nutrir a vegetação.
A massa nutre e protege, oferecendo um ambiente ideal para a germinação das sementes, aderindo-as e colando ao terreno, formando uma camada protetora consistente, que além de fixar as sementes e demais componentes, funciona como escudo contra a ação do sol, chuva ou vento.
“Plantando dessa forma, evitamos o roubo que já ocorreu com os tapetes em várias regiões da cidade. É um método mais prático e rápido. A estimativa é de que, no prazo de 15 dias, ela já esteja pronta para ser podada”, afirmou o prefeito