Vacina está sendo aplicada em cinco unidades de saúde. Até o momento, foram vacinadas 450 crianças de Araguaína com menos de 12 anos
Por Marcelo Martin - Foto: Marcos Sandes/Ascom
A partir desta segunda-feira, 31, Araguaína vacinará todas as crianças a partir dos 8 anos contra a covid-19. Para o novo público-alvo serão aplicadas tanto a dose da Coronac, que foi autorizada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no último dia 20 de janeiro, quanto da Pfizer pediátrica, que já estava disponível nas crianças com menos de 12 anos. O grupo com 7 e 6 anos sem comorbidade será incluído em breve.
Atualmente, Araguaína possui 18 mil doses da Coronavac que foram enviadas para aplicação de 1ª e 2ª dose em adultos. “A autorização nos permite ampliar o público de vacinação, possibilitando uma cobertura vacinal cada vez maior”, afirmou a enfermeira do Departamento de Imunização, Zaynne da Costa.
Para o novo público-alvo, a dose aprovada do imunizante, produzido a partir de vírus inativado, é a mesma usada para adultos (600 SU em 0,5 ml), com um intervalo de 28 dias entre a primeira e a segunda aplicação. Já as crianças com commorbidade continuarão recebendo a vacina com dose infantil da Pfizer, de acordo com a Anvisa.
Documentos necessários
Para menores de 18 anos receberem o imunizante, os pais ou representantes legais precisam estar presentes ou então deve-se apresentar o termo de consentimento disponível no site https://vacina.araguaina.to.gov.br/. Também é necessário identificação com foto, CPF e cartão de vacina.
Onde tomar?
São cinco UBS (unidades básicas de saúde) disponíveis para vacinação de crianças contra a covid-19. As UBS JK, Lago Azul, José Ronaldo Pereira da Costa (Dom Orione) e Dr. Dantas (Costa Esmeralda) atendem das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, e a Dr. Francisco Barbosa de Brito (Vila Aliança) atende em horário estendido, das 7 às 18 horas