Mês de conscientização tem programação com palestras sobre saúde do homem nas unidades
Por Marcelo Martin - Foto: Marcos Sandes/Ascom
Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), a taxa de incidência do câncer de próstata nos tocantinenses é de 1 para cada 1.000 moradores. Quando o diagnóstico é precoce, as chances de cura da doença são de 90%. Para combater a falta de informação e salvar vidas, a Saúde de Araguaína aderiu à Campanha Nacional Novembro Azul, mês de conscientização sobre a doença. Até o próximo dia 25, as UBS (unidades básicas de saúde) estarão realizando palestras e exames preventivos gratuitos.
A campanha é direcionada aos homens com mais de 45 anos e o exame realizado é o antígeno prostático específico (PSA), que usa amostragem de sangue para análise em laboratório. Caso seja descoberta uma anomalia no resultado, o paciente é encaminhado para um especialista. O vendedor Vilmar da Cruz, de 52 anos, conta que participa da campanha desde a idade indicada e orienta os amigos. “Existe o preconceito. Nunca precisei fazer o toque, mas no momento que precisar, vou fazer. Não pode deixar a doença crescer”.
Cuidados antes do exame
Para realização do exame de sangue PSA, são necessários alguns cuidados para não causar alteração no diagnóstico. O homem deve evitar andar de motocicleta, bicicleta e cavalo 48 horas antes do exame. No mesmo período, não deve haver relação sexual. O jejum deve ser de pelo menos quatro horas. Caso o homem esteja fazendo algum tratamento, deve comunicar à equipe médica antes da coleta sanguínea.
O exame é oferecido durante todo o ano e é intensificado no período da campanha. Durante este mês, o atendimento pode ser recebido em 19 UBS. Já as palestras são realizadas nos seguintes dias:
Dia 10 (quarta-feira)
8h – UBS Manoel Maria (Setor Cimba);
8h – UBS Dr. Dantas (Costa Esmeralda);
8h – UBS Lago Azul;
8h – UBS Senador Benedito Vicente Ferreira (Setor José Ferreira).
Dia 12 (sexta-feira)
8h – UBS Avany Galdino da Silva (Bairro São João).
Dia 17 (quarta-feira)
8h – UBS Bairro de Fátima;
8h – UBS Couto Magalhães;
8h – UBS Manoel dos Reis (Jardim das Flores).
Dia 18 (quinta-feira)
8h – UBS Araguaína Sul;
8h – UBS Novo Horizonte.
Dia 19 (sexta-feira)
8h – UBS José Ronaldo Pereira da Costa (Dom Orione);
8h – UBS Manoel Alves de Sousa (Ponte).
Dia 22 (segunda-feira)
8h – UBS Dr. Raimundo Gomes Marinho (Setor Maracanã).
Dia 23 (terça-feira)
8h – Atendimento da UBS Novo Horizonte no Barra da Grota.
Dia 24 (quarta-feira)
8h – Atendimento da UBS Novo Horizonte no PA Rio Preto.
Dia 25 (quinta-feira)
8h – UBS Maria dos Reis (Bom Viver).
“Existe o preconceito. Nunca precisei fazer o toque, mas no momento que precisa, vou fazer. Não pode deixar a doença crescer”, contou Vilmar da Cruz, 52 anos