Por Emílio Lopes | Fotos: Charles Michael/Ascom
Eventos vão até dia 30 em sete unidades de ensino com palestras, rodas de conversas, dinâmicas e orientação psicológica
O Projeto Diálogos pela Vida, do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), vem promovendo a conscientização de adolescentes e jovens quanto à prevenção ao suicídio em escolas de Araguaína. Ao todo, sete unidades de ensino receberão as ações referentes à Campanha Setembro Amarelo até o próximo dia 30.
A programação teve início dia 23 e envolve psicólogos, pedagogas e assistentes sociais que interagem com alunos, apresentando conteúdos informativos e palestras, dinâmicas, rodas de conversas e orientações psicológicas.
A coordenadora do CREAS, Dayana Chrys de Sousa, ressalta que a proposta promove espaços de fala e escuta. "É uma das melhores formas de prevenir e identificar situações de risco”.
Combate ao bullying
A assistente social Carla Araújo afirmou que os jovens estão diante de dupla cidadania, necessitando respeitar o espaço do outro. "Existe a cidadania virtual e a cidadã, esses dois tipos de cidadania precisam de regras claras para os jovens evitarem a prática do bullying".
O professor de Matemática Adriano Pereira, da Escola Estadual Modelo, disse que a iniciativa contribui na educação preventiva de combate ao suicídio e evita que adolescentes e jovens possam sofrer diariamente o bullying ou cometerem outras atitudes desfavoráveis ao bom convício escolar. “É de extrema importância o trabalho do CREAS com essas ações preventivas que conscientizam e ampliam a educação na escola”.
Falar é a melhor solução
As ações do projeto estão sendo realizadas também no pátio da Secretaria Municipal da Assistência Social, Trabalho e Habitação e tem envolvido os servidores. O objetivo é levar informações por meio da educação e da conversa aberta entre os profissionais.
Valorizando a vida
Desde 2015, o Setembro Amarelo é voltado para ações de prevenção ao suicídio e foi criado pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) e pela ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria).
O número de telefone de atendimento gratuito do CVV é o 188 e trata-se de um dos canais que devem ser acionados por quem precisa de alguém para conversar e se acalmar.
Programação
Dia 29 (quarta-feira)
8h30 - Escola Estadual Professor João Alves Batista (R. Ademar Vicente Ferreira, nº 661, Centro);
14h30 - Escola Marechal Rondon (Praça Marechal Rondon, 522 Bairro Neblina).
Dia 30 (quinta-feira)
9h30 - Escola Marechal Rondon (Praça Marechal Rondon, 522 Bairro Neblina).
Os encontros ressaltam que a proposta promove espaços de fala e escuta aos estudantes