Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Prefeitura de Araguaína
Estado do Tocantins
Acesso Rápido
Transparência e-SIC Diário Oficial Secretarias Carta de Serviço
Funcionalidades do Sistema
Acessibilidade Redefinir cookies
Prefeitura de Araguaína
Prefeitura de Araguaína
Serviços
  • Serviços por público alvo
    • Cidadãos
    • Empresas
    • Órgãos e Entidades Públicas
    • Servidores
    • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
  • Buscar serviços por
    • Categoria
    • Secretaria
  • Minhas Solicitações
Canais de Atendimento
  • Fale Conosco
Galeria de Aplicativos
Notícias
  • 2025
  • 2024
  • 2023
  • 2022
  • 2021
Cidadão
Empresas
Servidor
Turismo Araguaína
Portal
O Prefeito
Telefones Úteis
Downloads
OUVIDORIA DO SUS DE ARAGUAÍNA/TO 156
VTN Municipal de Araguaina
Radares ASTT
Controle de Estoque Farmácias
Leilão Público Araguaína 2023
Formulário de Inscrição da Lei Paulo Gustavo
Concurso Municipal São João do Cerrado
Código de Edificações do Município
Lei Paulo Gustavo
Aldir Blanc
Redes Sociais
  • Página Inicial
  • Notícias
  • 2021
  • Profissionais discutem em live violência contra crianças e adolescentes em Araguaína

Profissionais discutem em live violência contra crianças e adolescentes em Araguaína

Publicação:  17/05/2021 06h36
Última modificação:  17/05/2021 06h36
Compartilhar:
Profissionais discutem em live violência contra crianças e adolescentes em Araguaína

Evento será nesta terça-feira, dia 18, transmitido ao vivo pelo perfil oficial da Prefeitura no Instagram

Por Emílio Lopes / Foto: Reprodução


­­­­­­­­­­­­­­­­
O combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes em Araguaína será o foco principal de debate promovido pela Prefeitura de Araguaína e parceiros, durante live realizada nesta terça-feira, 18, às 19 horas. O evento on-line, transmitido pelo perfil oficial da Prefeitura na rede social Instagram, é para lembrar o  Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes na cidade.

Participam da live o conselheiro tutelar Samuel Antônio de Oliveira; a psicóloga do CREAS (Centro de Referência em Assistência Social), Francimeire Manduril; a presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Eidila Augusta; e a assistente social Jocélia Alves, mediadora do evento.

Pandemia e aumento de casos
De acordo com a diretora de Proteção Social Especial, Jocélia Alves, o tema está presente na sociedade e ainda precisa de muita informação e debate para mudança de atitude e de políticas públicas. “Precisamos sensibilizar, conscientizar as pessoas, é um tema que está presente no dia a dia e precisamos ficar atentos. A criança precisa viver num ambiente saudável, sem violência. Nesse contexto de pandemia, os números têm mostrado um aumento de casos, pois a permanência dos pais ou responsáveis em casa tem contribuído para isso”.
 
 Evitando traumas
 A psicóloga do CREAS (Centro de Referência em Assistência Social), Francimeire Manduril, alerta para a falta de clareza sobre o assunto, assim como os traumas desencadeados pela violência sofrida por crianças e adolescentes.

“É evidente que o abuso sexual praticado em crianças e adolescentes provoca nos mesmos dores e traumas irreversíveis. Esses traumas desencadeiam uma profunda violação dos limites físicos e psicológicos, gerando graves consequências para a vítima ao longo do seu desenvolvimento cognitivo, afetivo, comportamental e social”, informou a psicóloga.

Para o conselheiro tutelar Samuel Antonio de Oliveira, muitas vezes a criança ou adolescente não relata o episódio de abuso, por não compreender ou por medo. Segundo ele, é importante reforçar o compromisso da rede de proteção no que diz respeito ao Conselho Tutelar, CMDCA, Ministério Público, Vara da infância e da Juventude, forças de segurança pública (polícias Federal, Civil e Militar), Secretaria de Assistência Social (CREAS), por meio da integração de programas, serviços e de procedimentos em prol de nossas crianças e adolescentes vítimas de violências sexuais.

Vulnerabilidade e ampla demanda social
18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data determinada oficialmente pela Lei nº 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de 8 anos, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973.

De 2011 ao primeiro semestre de 2019, foram registradas mais de 200 mil denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes, segundo dados da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, via “Disque 100”.  
 
Serviço
O quê? Live "18 de maio Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes";
Quando? Terça-feira, 18, às 19 horas;
Onde? Perfil da Prefeitura no Instagram @nossaaraguaína.

Informações da Prefeitura
Prefeitura Municipal de Araguaína TO
Palácio Tancredo Neves, Rua 25 de Dezembro, 52 - Centro
CEP 77804-030, Araguaína - Tocantins.
Telefone de Contato: (63) 3412-5572
Serviços
Serviços por público alvo
Minhas Solicitações
Canais de Atendimento
Fale Conosco
Galeria de Aplicativos
Notícias
2025
2024
2023
2022
2021
Cidadão
Empresas
Servidor
Turismo Araguaína
Portal
O Prefeito
Telefones Úteis
Downloads
OUVIDORIA DO SUS DE ARAGUAÍNA/TO 156
VTN Municipal de Araguaina
Radares ASTT
Controle de Estoque Farmácias
Leilão Público Araguaína 2023
Formulário de Inscrição da Lei Paulo Gustavo
Concurso Municipal São João do Cerrado
Código de Edificações do Município
Lei Paulo Gustavo
Aldir Blanc

Redes Sociais

Prefeitura de Araguaína Prefeitura de Araguaína
Fale Agora Refazer a busca