A ação teve a participação de assistentes sociais, enfermeiros, educador físico, universitários e psicólogos que informaram sobre os cuidados com essas doenças
Por Emílio Lopes | Fotos: Charles Michael/Ascom
A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Habitação, realizou na última semana palestras com o objetivo de informar a população dos bairros sobre o lúpus e o mal de Alzheimer, doenças que acometem grande parte da população. As ações fazem parte da Campanha “Fevereiro Roxo/Laranja”, desenvolvidas na sede dos CRAS dos setores Lago Azul, Araguaína Sul e no Céu Azul.
As palestras nos bairros compõem os serviços da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), que visam fortalecer os vínculos familiares com oficinas de convivência e encaminhamentos para a rede socioassistencial.
Difícil diagnóstico e cuidados necessários
Realizada durante o mês de fevereiro, a ação teve a participação de assistentes sociais, enfermeiros, educador físico, universitários e psicólogos que informaram os moradores sobre os cuidados com essas patologias, incluindo ainda assuntos como o bem-estar físico e mental, além da fibromialgia.
A enfermeira Pâmela Menezes, coordenando um grupo de universitários do Centro Universitário Unitpac informou que essas duas patologias requerem cuidados antecipados para melhorar o tratamento. “Quanto mais rápido for o diagnóstico, melhor o acompanhamento”, lembrou.
O estudante do 3º período de medicina Matheus Matias disse que a campanha ajuda na aprendizagem dos colegas pelas informações adquiridas. “O assunto é rico de esclarecimentos e contribui com a nossa aprendizagem profissional”, destacou o estudante.
Já o educador físico Márcio Bueno, antes de iniciar o alongamento com os participantes, lembrou dos cuidados com a saúde. “É melhor investir em saúde do que em remédios”.
A importância da psicoterapia
Na unidade do CRAS 1, no Setor Céu Azul, um dos assuntos abordados pela psicóloga Wilbiane Trindade Araújo, do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), foi a psicoterapia para melhorar a condição dos pacientes. “Com a saúde mental em dia, as pessoas têm um melhor cuidado e facilita o tratamento”.
Quem agradeceu as informações repassadas pelos profissionais com muito empenho e vitalidade foi a idosa Zulmira Martins, de 70 anos. “Essas informações são valiosas para a gente tomar cuidado e saber se prevenir e se cuidar”.
Para o coordenador do CRAS 1, Lucas Alves de Andrade, a informação é o único meio de servir a população diante de problemas de saúde mais sério como lúpus, mal de Alzheimer e fibromialgia. “As informações deixadas pelos envolvidos nesse trabalho trazem um benefício enorme para todos, é uma questão de qualidade de vida”.
A campanha
A Campanha Fevereiro Roxo/Laranja busca prestar serviços e informações para as pessoas que são beneficiadas pelos programas sociais, além de alertar a população para o lúpus, mal de Alzheimer, fibromialgia, leucemia, bem-estar e saúde mental.