Comerciantes participaram de sorteio para definição dos pontos e já iniciaram a transferência dos estabelecimentos para o novo espaço
Por Felipe Maranhão | Fotos: Marcos Neto/ascom
A Prefeitura de Araguaína já iniciou a entrega dos pontos comerciais localizados no prédio do Espaço Municipal de Comércio e Cultura Feirinha. A etapa de assinatura dos contratos pelos comerciantes que optaram em trabalhar no novo prédio teve início neste mês de maio. A nova estrutura conta com 30 boxes comerciais, Praça de Alimentação e nove restaurantes, além de banheiros e um setor administrativo.
Uma das primeiras comerciantes a se mudar para o prédio da Nova Feirinha foi a dona Maria Antônia, que trabalha há 15 anos vendendo comidas tradicionais, como chambari e panelada.
“Comecei a trabalhar aqui na Feirinha quando meu marido ficou desempregado e foi desse lugar que tirei o sustento da minha família por 15 anos. Ver esse espaço tão lindo é a realização de um sonho e mostra que vale a pena se esforçar e acreditar no trabalho duro. Agora estou ansiosa para receber de volta meus clientes fiéis aqui no BOX 2 e, claro, as pessoas que querem conhecer meu tempero”, disse a comerciante.
A obra foi entregue em dezembro de 2020 e todo o processo de transição dos comerciantes para o local está sendo organizado pela FUNAMC (Fundação de Atividade Municipal Comunitária) e Procuradoria do Município, que fizeram a distribuição dos boxes por meio de sorteio entre os comerciantes cadastrados.
Comércio e turismo
Na parte inferior do espaço ficarão localizadas as lojas de artigos secos e molhados, como açougues, peixarias e venda de produtos da região, com a disponibilização de 30 boxes comerciais que também foram distribuídos aos comerciantes da região por meio de um sorteio.
“Este sonho dos comerciantes da região que está se tornando realidade, também é uma conquista para toda a cidade de Araguaína. Estamos vivendo uma mudança em todo o contexto social desta região que já passa a respirar uma nova realidade, sem criminalidade, com geração de empregos e desenvolvimento econômico”, explicou o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues.
Com a instalação dos comércios e restaurantes, o local já poderá receber a população. Para garantir a segurança contra a covid-19, o atendimento deverá obedecer às medidas estabelecidas no Decreto Municipal, como o uso de máscaras, distanciamento social e limite de clientes por mesa. Na entrada, será feita a aferição de temperatura dos clientes e distribuição de álcool.
Nova Feirinha
A área de 2.753 m² onde o prédio está localizado passou por um elaborado processo de desocupação de 82 imóveis para a construção da nova estrutura. A nova Feirinha deverá gerar cerca de 150 empregos diretos e movimentar cinco toneladas de alimentos todos os meses com restaurantes e venda de alimentos como verduras, peixes e produtos artesanais.
O projeto também prevê uma segunda etapa que será composta pelos dois quarteirões restantes da Feirinha, ainda em andamento para conciliações e indenização de 72 imóveis. No local, serão implantados uma praça e o Complexo de Delegacias da Polícia Civil.