Em 2021, o serviço registrou um crescimento de 275% no número de elogios à Saúde do Município e redução de 20,7% nas reclamações
Por Thatiane Cunha | Foto: Marcos Sandes/Ascom
Na última semana, a Ouvidoria do SUS de Araguaína divulgou um relatório que marca a celebração dos 10 anos de implantação do serviço na cidade. O documento apresenta um balanço comparando os atendimentos de janeiro a abril de 2020 com o mesmo período de 2021, que registrou uma redução nas demandas da Ouvidoria e crescimento no número de elogios aos serviços oferecidos pela Rede de Atenção Básica gerenciada pela Prefeitura de Araguaína.
Entre janeiro e abril de 2020, a Ouvidoria do SUS em Araguaína recebeu um total de 82 reclamações do usuário em relação a algum tipo de serviço, como os atendimentos na rede de atenção básica ou por dificuldade no acesso ao serviço de 0800 da Saúde. Em 2021, houve uma redução de 20,7% no número de demandas enviadas à Secretaria Municipal da Saúde, apontando um avanço na resolução de possíveis falhas no serviço.
O relatório também apresentou um aumento de 275% no número de elogios ao serviço oferecido pela Rede de Atenção Básica e ao atendimento das equipes da Secretaria da Saúde.
“A Ouvidoria do SUS é um instrumento valioso para a população, pois funciona como um acesso direto às necessidades dos usuários. O resultado deste quadrimestre revela o esforço árduo e coletivo nesses últimos 10 anos, de toda uma equipe que produz os relatórios para que o município direcione os esforços para solucionar as demandas da população e entregar um serviço de excelência”, disse a secretária da Saúde, Ana Paula Abadia.
Retorno rápido
A Ouvidoria do SUS de Araguaína foi implantada em 2011 e já realizou 12.591 atendimentos durante os 10 anos de existência. O serviço conta com quatro servidores que são responsáveis por acolher as demandas da população, como solicitações, elogios, reclamações, denúncias, informações e sugestões, acompanhando junto às áreas competentes para viabilizar respostas aos usuários com os esclarecimentos e providências, conforme determina a Lei nº 13.460/2017.
“Todas as demandas acolhidas na Ouvidoria são registradas no Sistema Informatizado Ouvidor SUS, fornecido pelo Ministério da Saúde, que possibilita um envio rápido das demandas às áreas competentes da Secretaria Municipal da Saúde, além de contribuir com a emissão de relatórios quantitativos, que revelam os principais pontos apresentados pelos usuários. O cidadão recebe um número de protocolo que garante o acompanhamento daquela solicitação e um retorno do município”, explicou o coordenador da Ouvidoria SUS de Araguaína, Nailton de Andrade.
O atendimento é feito presencialmente na Sede da Secretaria da Saúde, na Rua Sete de Setembro, Centro, de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas e pelo 0800 646 8546 ou e-mail: ouvidoria.semus@araguaina.to.gov.br.