Por Felipe Maranhão | Foto: Marcos Sandes/Ascom
Unidade referência na região norte do estado contabilizou 5.197 vidas salvas até o mês de maio
Desde quando foi inaugurado, em maio de 2020, até maio deste ano, o HMC (Hospital Municipal de Campanha) atendeu 6.172 pessoas no tratamento contra a covid-19. A unidade é referência na região norte do Estado do Tocantins e segue recebendo pacientes de Araguaína e de outros municípios.
De acordo com dados divulgados pelo hospital, o último mês de maio foi até agora o mês com maior volume de atendimento, 1.158 pacientes tratados.
D’Ane Oliveira, de 39 anos, também foi vítima da covid-19 e ficou internada durante 21 dias no HMC, 18 deles na UTI (unidade de terapia intensiva). A artesã e mãe de dois filhos fala da importância do cuidado da equipe de profissionais da unidade.
“Amor e gratidão são as únicas palavras que eu encontro para expressar todo o carinho que eu sinto pela equipe do Hospital de Campanha de Araguaína, e que fez parte da minha vida em um momento tão importante. É uma doença que não se explica, num momento você está bem, no outro pode estar numa cama de UTI respirando por meio de aparelhos e receber os cuidados corretos e na hora certa fizeram toda a diferença para mim”, contou D’Ane Oliveira.
Atualmente, são 20 leitos clínicos, 20 leitos de UTI e 6 de estabilização, além do pronto-atendimento 24 horas para casos suspeitos e confirmados de urgência e emergência. Dentre os mais de 6 mil atendimentos que incluem consultas, observação de pacientes e internações nos leitos clínicos e de UTI, 5.197 conseguiram vencer a covid-19 e receberam alta da unidade.
Outros serviços
O hospital também dispõe de diversos serviços externos, tanto de suporte ao tratamento, como exames especializados, incluindo exames laboratoriais, raio-x, tomografia e ultrassonografia, além de serviços oferecidos dentro da unidade que incluem eletrocardiogramas, hemodiálise e procedimentos cirúrgicos beira leito, totalizando mais 160 mil procedimentos realizados desde a sua inauguração até maio.
“O município tem realizado um serviço referencial, assumindo para si a responsabilidade de ofertar atendimento completo, desde a porta de urgência e emergência covid, internação clínica e UTI, fechando todo ciclo do atendimento em um único local com muita responsabilidade e zelo, o que nos faz avaliar de forma muito positiva o serviço prestado”, disse a diretora geral do HMC, Meire Fonseca.
Atendimento referencial
O relatório de atendimento do HMC mostrou ainda que os municípios de Colinas, Babaçulândia, Carmolândia, Wanderlândia, Goiatins e Tocantinópolis estão entre os que mais enviaram pacientes para tratamento na unidade. No total, o hospital recebeu uma média de 321 pacientes de outros municípios da região norte.
A unidade covid é a única porta de entrada para atendimentos de emergência da covid-19 na cidade. Em caso de aparecimento de sintomas leves, como febre até 38 graus, coriza, espirro e tosse seca, a população deve procurar uma das UBS (unidades básicas de saúde) de referência: Albeny Soares, José Rezende e Raimundo Gomes.
Atualmente, são 20 leitos clínicos, 20 leitos de UTI e 6 de estabilização, além do pronto-atendimento 24 horas para casos suspeitos e confirmados de urgência e emergência